
O vice-presidente da Região Sul da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Juarez Molinari participou da cerimônia de entrega dos Prêmios de Jornalismo e de Melhores Práticas na Medicina 2025, realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul, na noite desta quarta-feira (15), na cidade de Porto Alegre.
Durante o evento, Dr. Juarez fez a entrega de homenagem, junto ao coordenador da Prova, Dr. Antonio Carlos Weston, à diretora da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul (FAMED – UFRGS), Dra. Cristiane Bauermann Leitão, e ao vice-diretor, Dr. Leandro Meirelles Nunespela. A faculdade ficou com a melhor colocação na Prova AMB/AMRIGS 2024, processo seletivo para Programas de Residência Médica e um dos exames mais tradicionais do país.
O evento
A cerimônia destacou profissionais e instituições que fazem da ciência e da dedicação uma força transformadora na saúde gaúcha e brasileira. O evento contemplou projetos com forte impacto social, tecnológico e humano, divididos em quatro categorias: Acadêmico, Setor Público, Terceiro Setor e Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica. A solenidade contou com a presença de autoridades e líderes do setor.
O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr. cumprimentou a todos os presentes e falou sobre a importância em valorizar os médicos. “O objetivo deste prêmio, desde sua idealização, é reconhecer a prática médica inovadora, ética e criativa. É uma honra destacar a qualidade de métodos que realmente fazem a diferença na vida dos pacientes, seja no setor público ou privado”.

Premiação completa
Categoria Acadêmico:
1º lugar – Impacto das enchentes de maio de 2024 na cobertura de imunização infantil no Rio Grande do Sul – por Guilherme Silveira Procianoy
2º lugar – Inteligência artificial para identificar nódulos pulmonares incidentais – por Bruno Hochhegger
3º lugar – Neurotalks: um podcast sobre neurologia e neurocirurgia para a comunidade – por Vitor Ritt Xavier
Categoria Setor Público:
1º lugar – Programa Imuniza Escola: um futuro sem câncer de colo do útero! Resgate das altas coberturas vacinais – por Dra. Denise Müller
2º lugar – Implantação de serviço de preservação da fertilidade oncológica no SUS – por Dr. Sergio Galbinski
3º lugar – Uso de membrana amniótica em afecções oculares graves: uma estratégia sustentável e viável para o SUS – por Dra. Diane Ruschel Marinho
Categoria Terceiro Setor:
1º lugar – Treino de coordenação motora fina em pacientes com Doença de Parkinson: uma proposta de intervenção da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul – pela presidente Neusa Maria de Oliveira Chardosim
2º lugar – SOS Alérgicos da IALERGIAS Instituto Nacional de Alergia – por Dr. Hélio Miguel Lopes Simão
3º lugar – Qualificar para salvar da Casa Durval Paiva – pelo diretor-presidente Rilder Flávio de Paiva Campos
Categoria Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica:
1º lugar – Projeto de Governança Clínica na Emergência do Hospital Sapiranga – por Dra. Andressa de Conti
2º lugar – Calculadora de insulina: maior segurança para o paciente e melhor experiência para os profissionais do Hospital Independência – por Dra. Ana Carolina Peçanha Antonio
3º lugar – Serviço multidisciplinar da Unimed Serra Gaúcha para pacientes com Transtorno do Espectro Autista – por Dr. Roger Weingartner
Assessoria de Comunicação da AMB
Fonte: Amrigs
Presidente da AMB destaca os desafios atuais da Medicina no Brasil durante apresentação no CONAHP 2025

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou, na tarde desta quinta-feira (16), de um dos painéis durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP) 2025 para debater sobre os ‘Desafios da Formação Médica no Brasil’.
O gestor agradeceu a oportunidade de participar no congresso. Segundo ele, é um evento grandioso e fundamental para o setor da Saúde. “Considero uma grande oportunidade ser um porta-voz dos médicos, do associativismo médico, motivo de honra para nós, ainda mais em um encontro tão importante como este”.
Em sua palestra, Dr. César apresentou os principais pontos que resultam na má qualidade da formação dos profissionais da Medicina no Brasil na atualidade, como a expansão desordenada de escolas médicas, a má distribuição de médicos por região, a sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS) e o gargalo nas vagas de residência médica.
“Nas duas últimas décadas, a qualidade das escolas médicas e, consequentemente, da formação dos médicos no país caiu drasticamente. Isso é algo que tem preocupado a todos, desde a estrutura dos hospitais aos gestores da área da saúde. A crise é menos sobre ‘quantidade de médicos’ e mais sobre qualidade, distribuição e integração com o SUS.”, destacou.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Felipe Proenço, também participou do painel, com abordagem sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed), as medidas regulatórias do ensino médico e a importância da ampliação das vagas de residência, alinhada às novas diretrizes curriculares que interagem com as novas tecnologias.
O debate foi moderado por Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo do Einstein Hospital Israelita, e contou com a participação do CEO da Arpen Saúde, mestre e doutor em Clínica Cirúrgica, Dr. Erickson Blun.


SOMESE celebra o Dia do Médico com a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Dr. Fedro Menezes Portugal
A Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) promove nesta sexta-feira, 17 de outubro, a solenidade oficial em comemoração ao Dia do Médico. O evento, que será realizado às 19h, no auditório da instituição, em Aracaju, reunirá médicos, autoridades e personalidades sergipanas em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e valorização da medicina.
Durante a cerimônia, será realizada a outorga das Medalhas de Honra ao Mérito Dr. Fedro Menezes Portugal, distinção concedida a profissionais e instituições que se destacam pela atuação ética, pelo compromisso com a ciência médica e pela relevante contribuição à sociedade sergipana.
Um dos momentos mais significativos da noite será a homenagem póstuma ao Dr. Fedro Menezes Portugal, que dará nome à honraria. A reverência à sua trajetória e legado será conduzida pela Dra. Ildete Caldas, coordenadora do Serviço de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia da CEMISE.
Além de médicos com atuações notáveis em suas respectivas áreas, a SOMESE homenageará autoridades e representantes da sociedade civil, reforçando seu compromisso com o reconhecimento de contribuições relevantes nos campos da medicina, da ciência, da educação e da responsabilidade social em Sergipe.
A solenidade será conduzida pelo cerimonial da DC Eventos, tendo como mestre de cerimônias o acadêmico de medicina Gabriel Lyra.
“O Dia do Médico é uma data de reflexão e de reconhecimento. Celebramos vidas que escolheram servir com conhecimento, humanidade e coragem, especialmente diante dos desafios que marcam a saúde pública e privada. Esta é uma noite dedicada à valorização de histórias de dedicação e compromisso com a vida”, destacou o presidente da SOMESE, Dr. Raimundo Sotero.
Homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fedro Menezes Portugal:
- Dr. Lúcio Antônio Prado Dias
- Sra. Euza Missano
- Dr. Anselmo Mariano Fontes
- Dra. Celi Marques Santos
- Dra. Jussara Cunha
- Dr. Daniel d’Ávila
- Sr. Jilvan Pinto Monteiro
- Dr. Enedino Lemos
- Dr. Marcos Sarmento (representado por Letícia Azevedo Sarmento)
- Dra. Ester Villas-Boas
- Dra. Sara Macedo
- Marcelo Barbosa
- Dra. Ana Jovina (representada por Yan Barreto Bispo)
- Liliane Carvalho
- Universidade Tiradentes (representada por Jouberto Uchôa Júnior)
- Vereador Lúcio Flávio
Fonte: Sociedade Médica de Sergipe
Fonte: AMB, em 17.10.2025.