Durante a 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo, realizada em Natal (RN), a Associação Médica Brasileira (AMB) apresentou o cronograma preliminar do Processo Eleitoral 2026, que definirá a Diretoria e os Delegados para o triênio 2027–2029. A exposição foi conduzida pelo secretário-geral da AMB, Dr. Florisval Meinão, que detalhou os prazos, etapas e responsabilidades das Federadas e dos candidatos.
O calendário apresentado inclui marcos como a nomeação da Comissão Eleitoral em 9 de dezembro de 2025, o período de registro de chapas entre 12 de junho e 2 de julho de 2026, e a Assembleia Ordinária de Delegados, marcada para 9 de outubro de 2026, quando ocorrerá a posse dos eleitos.
Também foram reforçados procedimentos relativos à auditoria independente, ao uso facultativo do sistema eletrônico centralizado de votação e às normas que regem o pleito, com base no Estatuto Social e no Regimento Eleitoral da AMB.
A apresentação destacou o compromisso da entidade com a transparência, segurança e organização do processo, reforçando a importância da participação das Federadas para garantir um processo eleitoral alinhado às melhores práticas institucionais da AMB.
Novas parcerias e benefícios aos associados da AMB foram apresentados durante a 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo, em Natal
A Associação Médica Brasileira (AMB) reforçou seu compromisso com a valorização e o suporte ao médico brasileiro durante a 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo, realizada em Natal (RN), com a apresentação do Dr. Marcos Pimenta, responsável pela área de Benefícios da entidade. O encontro reuniu lideranças de todo o país para discutir pautas estratégicas e apresentar novos serviços e parcerias que fortalecem a atuação da instituição em nível nacional.
Em sua apresentação, Dr. Marcos Pimenta destacou que a política de benefícios da AMB tem se estruturado em três pilares: contratualização das parcerias existentes, prospecção de novos acordos e foco em produtos de alta qualidade, sempre com vantagens claras para o associado. Ele ressaltou que todos os acordos seguem o modelo de retorno institucional, no qual 50% dos resultados são destinados à AMB e 50% à Federada de origem do associado, fortalecendo também as entidades estaduais.
“Trabalhamos na contratualização das parcerias existentes e na prospecção de novos acordos, sempre buscando produtos de alta qualidade e com retorno institucional compartilhado entre a AMB e as Federadas”, explicou ele.
Sobre a diversidade e força das parcerias
“Hoje contamos com uma rede ampla, que vai de consultorias hospitalares a lojas de varejo, turismo e educação executiva. São iniciativas que ampliam o leque de benefícios e facilitam o dia a dia do associado”, detalhou o Dr. Pimenta”.
Ampliação de parcerias e vantagens exclusivas
Entre os principais destaques apresentados estiveram novas parcerias para aquisição de veículos com condições diferenciadas, atualmente em fase de assinatura contratual, garantindo preços mais competitivos para médicos associados.
Na área da saúde suplementar, a AMB disponibiliza planos coletivos por adesão, incluindo opções Sul América e planos PME, além de uma plataforma robusta de seguros saúde internacionais, com coberturas amplas e opções em seguradoras nacionais e internacionais, com diferentes faixas de valores e modalidades de pagamento.
Consultoria, educação executiva e turismo
A AMB também ressaltou acordos com empresas de consultoria e gestão hospitalar, que acumulam histórico significativo no desenvolvimento de projetos e estruturas organizacionais em instituições de saúde de referência no país, como Sírio-Libanês, Unimeds e grandes hospitais regionais.
No campo da formação profissional, a entidade ampliou sua oferta de educação executiva, reforçando o compromisso com o aprimoramento contínuo dos médicos.
Outra parceria de impacto apresentada foi com uma operadora de turismo, que atende 500 mil viajantes, possui 700 mil parceiros ao redor do mundo e oferece condições exclusivas para associados da AMB.
Rede de lojas ampliada e campanhas sazonais
Para ampliar o acesso a produtos e serviços de uso cotidiano, a AMB consolidou uma extensa rede de lojas parceiras, hoje com 64 marcas de expressão nacional, incluindo varejo, vestuário, tecnologia, eletrodomésticos, utilidades domésticas, esportes e beleza. Com possibilidade de expansão conforme a demanda das Federadas, a plataforma já reúne marcas como Renner, Tok&Stok, Canon, Evino, Hering, O Boticário, Petz, Olympikus, Sephora, entre outras.
Durante o encontro, também foram apresentadas as Campanhas de Natal, já em vigor, oferecendo condições promocionais para médicos associados e também tiveram apresentação online de alguns parceiros.
AMB destaca protagonismo dos médicos jovens na abertura da 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo, em Natal
A Associação Médica Brasileira (AMB) abriu, nesta quarta-feira (3), a 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo, em Natal (RN), reforçando a importância estratégica dos médicos jovens no futuro da medicina brasileira. Durante a abertura, o presidente da Comissão Nacional do Médico Jovem (CNMJ), Dr. Zeus Tristão dos Santos, apresentou um panorama atualizado do perfil e dos desafios enfrentados pelos profissionais em início de carreira.
Com base na Demografia Médica 2025, Dr. Zeus destacou que o Brasil possui 330 mil médicos jovens, grupo definido como profissionais com até 40 anos ou até 10 anos de formados. O estudo também indica que a idade média da categoria deve cair para 40,8 anos até 2035, reforçando o peso crescente dessa geração na estrutura da profissão.
O presidente da CNMJ apresentou os principais desafios vividos pelo segmento, como formação, saúde mental, relações de trabalho, impactos da inteligência artificial, planejamento financeiro e marketing médico — e detalhou as iniciativas já realizadas pela Comissão, como o programa ‘Me formei, e agora?’, a criação de novas comissões estaduais, participação em congressos nacionais, atuação contra a violência e apoio institucional à AMB em temas estratégicos.
Dr. Zeus também apresentou diretrizes para ampliar o engajamento dos médicos jovens na AMB, com foco em comunicação de valores, mentoria, fortalecimento de estruturas de apoio e construção de projetos contínuos.

Como conquistar e engajar os médicos jovens
A parte final da apresentação trouxe estratégias — embasadas em estudos, incluindo artigo da Revista Forbes — que a AMB deve adotar para consolidar o envolvimento dessa geração:
1. Definir e comunicar valores centrais da instituição;
2. Documentar e compartilhar histórias que reforcem identidade e orgulho profissional;
3. Criar estruturas de apoio financeiro, jurídico e institucional ao jovem médico;
4. Investir em educação e mentoria, criando pontes com lideranças experientes;
5. Desenvolver projetos contínuos, garantindo que a CNMJ mantenha relevância ao longo dos anos.
A AMB reforçou, na abertura do encontro, seu compromisso em ampliar a participação dos jovens médicos nas decisões institucionais e fortalecer políticas que promovam desenvolvimento profissional, segurança e integração da nova geração.
A reunião segue até esta sexta-feira (5), com debates sobre gestão, defesa profissional e planejamento estratégico para 2026.
Dr. Florisval Meinão destaca formação médica no Brasil durante participação em audiência pública sobre o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças do Sangue

O secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florisval Meinão participou na tarde desta terça-feira (2) de audiência pública sobre o Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças do Sangue, que passou a integrar o calendário oficial de eventos de saúde do país. O debate foi realizado por meio da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
Em sua fala, o médico especialista destacou o apoio da AMB à iniciativa e pontuou os principais pilares do trabalho realizado pela entidade médica em prol da medicina, relacionados ao profissional médico – que precisa ter uma formação e condições de trabalho adequadas – e reforçou a importância de ofertar atendimento de alta qualidade à população brasileira.
“Todos sabemos que existe a dificuldade do povo brasileiro tem para ter acesso aos métodos diagnósticos e terapêuticos. Essa situação exige uma atuação efetiva das instituições médicas, das associações de pacientes e do trabalho do Legislativo”, disse o Dr. Florisval.
O gestor ainda enalteceu o projeto de lei do Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças do Sangue, que, segundo ele, traz visibilidade às doenças hematológicas, que, às vezes, apresentam sintomas inespecíficos. “Ações como essa ajudam a melhorar a percepção dos médicos, dos pacientes e dos gestores sobre a necessidade de instituir políticas públicas para fazer frente a essas enfermidades”, finalizou.
A audiência contou com a participação de Jorge Vaz Pinto Neto, diretor de Ações Sociais – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH; Ricardo Bigni, chefe do setor de Hematologia do Instituto Nacional do Câncer – Inca; Christine Battistini, International Myeloma Foundation – IMf Latin America; Maria Zenó Soares da Silva coordenadora Geral da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes – FENAFAL; Indianara Galhardo, vice-presidente da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia – ABRAPHEM, entre outras autoridades.
O projeto de lei
O PL institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças do Sangue e inclui a data no calendário oficial de eventos da saúde no Brasil, a ser celebrado, anualmente, no dia 21 de março. Projeto Medicina Segura. Essa iniciativa inclui uma série de ações para proteger o ato médico e trazer mais eficácia e segurança no atendimento oferecido à população.
De acordo com o projeto, estima-se que cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no país, o que representa aproximadamente 1,8 % da população doando sangue. Mesmo cumprindo parâmetros da Organização Mundial de Saúde, esse índice pode ser ampliado.
Abertura da 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo da AMB reúne presidentes das federadas e lideranças médicas do país
Teve início nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a 2ª Reunião Anual do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB), encontro que se estende até a próxima sexta-feira (5), em Natal (RN) reunindo representantes de diversas regiões do país, entre presidentes das Sociedades de Especialidades Médicas, Federadas da AMB, e representantes de outras entidades médicas, para discutir pautas estratégicas e alinhamentos institucionais para 2026.
O primeiro dia foi realizado o Fórum das Federadas, marcado pela presença de 12 entidades, evidenciando o comprometimento das associações estaduais com a agenda nacional da AMB. A mesa de abertura contou com lideranças importantes, entre elas o Dr. Florisval Meinão, primeiro secretário-geral da AMB (representando neste evento, o presidente da entidade, Dr. César Eduardo Fernandes) e o Dr. Itamar Ribeiro de Oliveira, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN).
Também participaram do início dos trabalhos, Dr. Levi Jales, Diretor Científico da AMNR e os diretores da AMB: Dr. José Eduardo Dolci (Científico), Dr. Luiz Von Bahten (Comunicação), Akira Ishida (Administrativo), Dr. Lacildes Júnior (1º Tesoureiro), Dr. Carlos Henrique Mascarenhas Silva, (Defesa Profissional) e Dr. Rômulo Capello Teixeira (Cultural), Dr. Bento (Vice-presidente da Regão Nordeste) e Dr. Etelvino de Souza Trindade (Vice-Presidente da Região Centro-Oeste).
Durante a abertura, o Dr. Florisval Meinão ressaltou a relevância do encontro para a construção de diretrizes unificadas e para o diálogo entre as entidades e destacou o papel essencial da união entre as Federadas para o fortalecimento da classe médica e a melhoria do atendimento à população.
“Este é um momento fundamental para alinharmos nossas prioridades. A presença expressiva das Federadas demonstra que a AMB segue coesa e comprometida com os principais desafios da medicina no Brasil. Nosso objetivo é fortalecer a atuação institucional e garantir que os médicos sejam representados de forma cada vez mais qualificada e o atendimento à saúde dos brasileiros seja cada vez melhor”, afirmou.
Ao longo dos três dias de programação, o Conselho Deliberativo, entidades e todo os representantes discutirão temas estratégicos relacionados à defesa profissional, políticas de saúde, projetos culturais, regionais e administrativos da entidade. A expectativa é de que o encontro contribua para decisões importantes que orientarão o trabalho da AMB no próximo ano.
A reunião anual segue até sexta-feira (5), com debates, apresentações e deliberações que reafirmam o papel da AMB como protagonista na defesa da medicina e da saúde no país.


Senado aprova Exame Nacional de Proficiência Médica e reforça pauta histórica da AMB pela qualidade da Medicina no Brasil
Em um movimento que consolida anos de defesa da qualidade da formação médica, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (3), o PL 2.294/2024, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ProfiMed), uma pauta histórica da Associação Médica Brasileira (AMB) em favor da segurança do paciente e da excelência profissional.
A aprovação do substitutivo consolida um marco na regulação da formação médica no Brasil e reflete anos de atuação estratégica da Associação Médica Brasileira (AMB), que tem liderado o movimento nacional pela criação de um exame de proficiência capaz de assegurar padrões mínimos de qualidade, competência e ética aos novos profissionais. A matéria aguarda turno suplementar em apreciação terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O relator da matéria, senador Dr. Hiran Gonçalves apresentou um substitutivo ao projeto original, que foi aprovado por 11 votos favoráveis, 9 contrários e nenhuma abstenção, confirmando a importância e o caráter estratégico do tema para a saúde pública brasileira. O resultado foi anunciado pelo presidente da CAS, senador Marcelo Castro, sob aplausos no plenário.
O presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, sintetiza a posição da entidade sobre a necessidade urgente do exame: “Qualidade e competência jamais podem ser presumidas; precisam ser comprovadas. É esse o propósito do exame de proficiência: testar competências, habilidades e atitudes”.
Um passo decisivo para a segurança do paciente
Com a aprovação do substitutivo na CAS, o exame avança no processo legislativo como um instrumento moderno, transparente e tecnicamente fundamentado. O país finalmente se aproxima de um modelo de certificação nacional que prestigia o mérito, fortalece a formação médica e coloca a segurança do paciente no centro das prioridades.
Atividades SOMERJ – 58ª Reunião de Diretoria Executiva>>
Fonte: AMB, em 03.12.2025.