
Na terça-feira (23), a ABIMED realizou um treinamento in-house para colaboradores da associada Vantive, acerca das principais questões envolvendo o Código de Conduta da ABIMED. No encontro, foram levantadas questões práticas decorrentes dos principais temas do Código de Conduta, conferindo atenção especial para a conscientização e compartilhamento das diretrizes de governança e compliance preconizadas pela Associação.
O treinamento foi realizado pelo gerente de compliance e assuntos legais da ABIMED, Jorge Roberto Khauaja, e contou com a participação de vários setores da Vantive.
A Vantive é uma empresa independente que trabalha com cuidados para a saúde e se originou de um segmento da Baxter Internacional. Seu foco é em terapias para órgãos vitais, especialmente para o tratamento de doenças renais e a expansão para outros órgãos essenciais. A missão da Vantive é capacitar pacientes e equipes de saúde, tornando as terapias mais acessíveis, eficientes e com melhor qualidade, resultando em vidas mais longas e melhores.
A iniciativa reforça o alinhamento entre ABIMED e suas associadas na promoção contínua de boas práticas de governança e compliance e capacitação para a aplicação prática do Código de Conduta da Associação. O engajamento da equipe da Vantive demonstra o compromisso da empresa com os princípios éticos que norteiam o setor de saúde, fortalecendo ainda mais a sinergia entre as diretrizes da Associação e a cultura interna da companhia.
Primeiro encontro do projeto “IP Clinic – IP as a Business Tool”, da parceria da ABIMED com a WIPO

Na segunda-feira (22), a ABIMED participou da primeira reunião do projeto de mentoria em parceria com a WIPO (em inglês, Organização Mundial da Propriedade Intelectual), o “IP Clinic – IP as a Business Tool”. A reunião inicial foi pautada pela apresentação das empresas participantes e troca de conhecimentos com os mentores, que por sua vez, também tiveram a oportunidade de apresentaram a proposta do projeto, detalhando os objetivos e a estrutura do programa.
Mais do que apresentações breves, as empresas participantes tiveram a oportunidade de mergulhar nas particularidades de suas operações, desafios e expectativas, permitindo à WIPO compreender com mais profundidade a realidade de cada uma. Esse momento de escuta ativa foi essencial para que os próximos passos da mentoria sejam construídos de forma alinhada às necessidades específicas de cada empresa — incluindo suas necessidades específicas e os objetivos que pretendem alcançar ao longo do projeto.
A ABIMED divulgou inicialmente em agosto o propósito, objetivos e características esperadas dos participantes desse projeto, você pode conferir a notícia aqui.
Johnson & Johnson Medtech realiza visita à ABIMED

No dia 24 de setembro, a ABIMED recebeu na sede da Entidade, em São Paulo, a visita do novo presidente da Johnson & Johnson Medtech, Alexandre Luque. O encontro representou uma oportunidade de aproximação institucional e diálogo entre as lideranças, reforçando o relacionamento entre a Associação e a associada, e abrindo espaço para futuras iniciativas conjuntas em prol do setor de saúde.
A Associação foi representada pelo Presidente-executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, e pelo Head de Relações Institucionais e Governamentais da Associação em São Paulo, Silvio Garcia.
A Johnson & Johnson Medical Devices, utiliza a combinação entre escala, experiência e inovação como base para reinventar a forma como os cuidados de saúde são prestados, com o objetivo de contribuir para vidas mais longas e saudáveis. Em um cenário em constante transformação, a empresa une ciência e tecnologia à sua expertise em cirurgia, ortopedia e soluções intervencionistas, colaborando com parceiros estratégicos para desenvolver soluções voltadas às reais necessidades de pacientes, profissionais da saúde e instituições médicas.
ABIMED debate Compliance na área da saúde em congresso realizado em Campinas

Na quarta-feira (24), a ABIMED participou do 2º Congresso de Compliance – Desafios e Oportunidades no cenário Corporativo Atual, em Campinas.
Jorge Roberto Khauaja, Gerente de Compliance e Assuntos Legais da ABIMED, representou a Associação no painel “Compliance na Área da Saúde”. Além dele, participaram do debate Catharina Stark, Compliance Officer na MSD Brasil, Priscila Maiochi da Cruz, Diretora Jurídico e Compliance na Althaia Equaliv. A moderação foi conduzida por Gustavo Nogueira, advogado e executivo de Compliance na DJA.
Além desse painel, o evento debateu temas importantes no cenário atual como o “Compliance Trabalhista”, “Compliance e Inteligência Artificial”, e “Compliance Tributário e Adequação à Reforma Tributária pelas Empresas”.
ABIMED realiza debate sobre atualizações em ESG na Lei de Licitações

Na quinta-feira (25), a ABIMED realizou mais uma edição do Saber ABIMED, desta vez abordando os aspectos ESG na Lei de licitações, trazendo as novidades da lei federal n° 14.133/2021, que estabelece o novo marco legal das contratações públicas no Brasil. O encontro teve como foco o fortalecimento dos programas de integridade e a incorporação de critérios de sustentabilidade nos processos licitatórios.
O evento contou com palestra de Eliseu Dutra Rossi, advogado na Picazio & Rossi Advogados. Rossi possui mais de 15 anos de experiência em consultoria na área de licitações e contratos administrativos; administração financeira e orçamentária municipal; processos administrativos; processos de prestação de contas e de julgamento de licitações e de contratos de entes municipais junto aos Tribunais de Contas.
Dentre os pontos abordados, destacou-se o princípio do desenvolvimento nacional sustentável e a relevância dos programas de integridade para empresas que pretendem contratar com o Poder Público. Os participantes também analisaram os critérios de sustentabilidade previstos na nova legislação, como a remuneração variável descrita no artigo 144, e a importância da avaliação do ciclo de vida dos equipamentos como fator de responsabilidade ambiental.
O webinar aprofundou ainda os parâmetros para avaliação dos programas de integridade em situações específicas, como contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, desempates entre propostas e processos de reabilitação de licitantes.
Também foi debatida a possibilidade de uniformização de procedimentos na indústria de tecnologia para saúde, com vistas à criação de estratégias que otimizem a participação das empresas em processos licitatórios. Por fim, os participantes refletiram sobre a viabilidade de ajustamento de convênios com órgãos de controle e regulação, como os Tribunais de Contas e a ANVISA, reforçando a importância da articulação institucional para o fortalecimento da integridade e da transparência nas contratações públicas.
É nesse sentido que a ABIMED, em parceria com o escritório SPLAW, disponibiliza o Manual de Licitações para a Gestão da Saúde. Este é um um guia prático, com linguagem clara e estrutura visual acessível, elaborado para orientar gestores públicos, distribuidores e fornecedores.
Para acessar o Manual de Licitações para a Gestão da Saúde, clique aqui
Fonte: Abimed, em 26.09.2025.