Por Aparecido Mendes Rocha (*)
No dia 16 de dezembro de 2015, o navio tanque STOLT COMMITMENT colidiu com o navio THORCO CLOUD que veio a naufragar minutos após a colisão. O acidente ocorreu a cerca de 7 milhas náuticas das Ilhas Batam, Indonésia, em uma região conhecida como “Estreito de Malacca”, local de maior tráfego naval no mundo.
O navio THORCO CLOUD rumava da Indonésia para Durban, África do Sul, e em seguida para a América do Sul, trazia a bordo cargas projeto destinadas a empresas brasileiras.
O acidente causou um rombo no casco do navio abaixo da linha d´agua, o que levou o THORCO CLOUD a soçobrar. Os 12 tripulantes tiveram que saltar para o mar, sendo que apenas 6 haviam sido resgatados com graves ferimentos, e os outros 6 continuavam desaparecidos e provavelmente vieram a falecer.
Não se cogita declaração de avaria grossa, uma vez que o THORCO CLOUD sofreu naufrágio.
O escritório SMERA Comissários de Avarias Consultoria em Sinistros já está atendendo a interesses nacionais que sofreram prejuízos relevantes com o caso, com equipes atuando em Singapura e em Londres, objetivando a criteriosa investigação dos fatos e responsabilidades, assim como a proteção dos direitos reparatórios decorrentes do fato.
(*) Aparecido Mendes Rocha é especialista em seguros internacionais.
Fonte: Blog do Rocha, em 20.12.2015.