Publicação destaca histórias de mulheres que foram as primeiras em seus espaços e seguem como referências no combate à desigualdade e na construção de um Direito mais inclusivo
Na busca por um ambiente jurídico mais equânime, a trajetória de algumas personalidades femininas merece destaque. Motivado por essa visão, o Mattos Filho lançou, em 2023, o e-book Mulheres no Direito. Contudo, são muitas as mulheres que impactaram positivamente o campo e, por essa razão, a 2ª edição se tornou realidade, homenageando dez profissionais — entre elas advogadas, ativistas, acadêmicas. Todas, de algum modo, transformaram o meio jurídico, deixando um legado inspirador para tantas outras. Suas trajetórias merecem ser (re)conhecidas.
Nesta edição, são homenageadas: Fabíola Sucasas Negrão Covas, Joeci Machado Camargo, Josie Jardim, Karoline Bezerra Maia, Leila de Andrade L. Barsted, Maria Lucrécia Eunice F. Paiva, Silvia Fazio, Therezinha de Jesus Corrêa, Vera Lúcia Santana Araújo e Victoria Dandara Toth — mulheres que, com suas histórias e atuações, representam diferentes frentes de transformação no Direito.
Entre essas mulheres, estão muitas ‘’primeiras’’: a primeira Promotora de Justiça quilombola do Brasil, a primeira mulher trans a se formar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a primeira brasileira a entrar para a sociedade de um escritório de advocacia internacional e outras. Há também mulheres que são referência no combate à violência doméstica e de gênero e outras que dedicam suas carreiras ao enfrentamento de diversos tipos de discriminação.
Essa publicação é resultado do trabalho conjunto das integrantes do 4women, um dos grupos de afinidade do pilar de equidade de gênero do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Mattos Filho, que busca promover, no escritório, ‘’um ambiente de trabalho equânime, com as mesmas oportunidades para mulheres e homens’’.
Clique aqui e leia o material exclusivo.
Fonte: Mattos Filho, em 16.09.2025