Declaração é de José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, em Conferência da IIFA na China
José Carlos Doherty falou sobre as principais características da regulação e da autorregulação no Brasil
As particularidades da regulação e da autorregulação da indústria brasileira de fundos foram apresentadas durante a 32ª Conferência da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), realizada entre os dias 22 e 24 de outubro em Pequim, na China. “A indústria de fundos do Brasil passou por um período de grande reformulação das principais regras e isso só foi possível por causa da maturidade do mercado. Ainda estamos passando por mudanças que trarão mais estabilidade e sofisticação ao segmento e esse movimento não pode parar”, afirmou nosso superintendente-geral e diretor da IIFA, José Carlos Doherty, em painel no qual explicou as recentes mudanças na regulação de fundos com as Instruções 555 e 558 da CVM.
Doherty também falou sobre os focos da supervisão do órgão regulador brasileiro (CVM) – conduta dos agentes, liquidez e crédito privado – e explicou a mudança do olhar da autorregulação, com foco agora na conduta dos profissionais do mercado e não mais nos produtos de investimento, como aconteceu historicamente. A atuação complementar entre regulação (CVM e Previc) e autorregulação (ANBIMA) foi mencionada pelo executivo, com exemplos de parcerias bem-sucedidas, como o recente convênio para o credenciamento de administradores de carteira. “Para nós, é claro que a parceria entre regulação e autorregulação é cada vez mais relevante para o bom desenvolvimento do mercado”, afirmou.
Também participaram do painel Jennifer Choi (Estados Unidos), Jari Virta (Europa) e Juliam Kim (Coreia). Todos falaram sobre as características do segmento de fundos em seus países. A mesa-redonda foi moderada por Armil Kammel.
Reeleição
Durante a conferência, ocorreu a eleição da diretoria para o biênio 2018/2020 da IIFA. Leon Campher (Asisa/África do Sul) foi reeleito presidente, Armin Kammel (Voig/Áustria) foi nomeado vice-presidente pela primeira vez e Doherty foi reeleito como diretor. Além disto, assumimos a liderança do Comitê de Regulação da associação.
Fonte: ANBIMA, em 23.10.2018.