A terceira minuta colocada em audiência pela Previc, aquela que através de uma nova Instrução virá normatizar o plano de contas e os procedimentos contábeis das entidades, de acordo com a Resolução CNPC nº 29/2018, é tema da reunião de hoje do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Contabilidade da Abrapp. Uma das novidades trazidas pelo texto é a exigência de utilização do impairment (ajuste de perdas), de acordo aos procedimentos contábeis internacionais (IFRS n° 49).
Na reunião desta quinta-feira (4) o Colégio de Coordenadores, estabelecerá a versão final das sugestões que serão apresentadas para o aprimoramento do texto da minuta, após análise feita nas últimas semanas pelas comissões técnicas regionais de contabilidade, que encaminharam as suas propostas já dentro de uma planilha.
O Colégio fará hoje uma consolidação de tudo que foi sugerido, para amanhã (5) reunir-se com a área contábil da Previc para em uma amplo debate obter as primeiras impressões das autoridades.
Na sequência, a semana seguinte será gasta na consolidação das propostas que comporão documento único a ser levado formalmente pela Abrapp e Ancep à Previc.
Para o Presidente Roque Muniz o melhor a fazer em princípio nesse caso seria o novo plano de contas vigorar somente em 2020, assim permitindo que as entidades tenham tempo suficiente para se familiarizar com as novidades.
Fonte: ANCEP Notícias, em 04.10.2018.