O Metrus unificou os perfis de investimento do Plano II, de contribuição variável, dando as mesmas opções aos participantes ativos e aos assistidos. Antes, os participantes ativos tinham a opção de escolher três perfis - conservador, moderado e arrojado - enquanto o assistido poderia requerer o benefício dentro dos perfis conservador I, II ou III. Agora tanto os ativos quantos assistidos podem optar por quatro perfis: ultraconservador, conservador, moderado e arrojado. De acordo com o gerente de processamento e controle de investimentos do fundo de pensão, Jorge Fujita, o ajuste decorre de uma restruturação para unificar perfis que tinham o mesmo tipo de risco, além de uma adequação de nomenclatura.
O que muda entre os perfis é a aplicação em renda variável. O perfil ultraconservador possui 0% de investimentos nesse segmento, enquanto o conservador tem um limite de até 15% em renda variável; o moderado, de até 25%; e o arrojado, de até 35%. “ Em termos de alocação de risco, não mudou nada. Essa mudança que fizemos foi para facilitar aos participantes a escolha de um perfil”, diz Fujita.
A gerente de previdência do Metrus, Miriam Trentin, reitera que a escolha pelos perfis pode ser alterada pelos participantes todo ano, e no final do ano passado, houve uma alocação maior no perfil moderado, concentrando cerca de 57% dos participantes do Plano II. O conservador é o segundo mais solicitado pelos participantes, com 34% deles alocados nesse perfil. “Os assistidos, por sua vez, têm uma preocupação em investir com menor risco. Provavelmente, eles devem optar pelo perfil ultraconservador. Além disso, com a volatilidade alta do mercado nos últimos anos, esse perfil pode ser também uma opção para os ativos”, salienta Miriam.
Os novos participantes do Plano II e assistidos que entraram em benefício a partir de julho já podem optar pela nova estrutura de perfil. Para quem já é participante ativo ou assistido, a partir de setembro o Metrus enviará o Termo de Opção de Perfil de Investimento. A nova escolha do perfil será vigente para esses participantes a partir de 2018.
Fonte: Investidor Institucional, em 24.07.2017.