Caros Participantes,
Nos últimos dias, surgiram na mídia notícias que envolviam o meu nome. Venho aqui para esclarecer que não tenho nada a temer sobre tais denúncias. Durante toda a minha vida profissional, contrariei e continuo contrariando poderosos interesses.
Desde que chequei aqui, tenho trabalhado arduamente em prol de uma adequada gestão dos recursos dos planos, implementando diversos processos que proporcionaram melhorias e transparência na gestão, tais como: a redução da alçada do Diretor de investimentos, a elaboração do Manual de Investimentos, a exigência de avaliação de risco de crédito das principais agências de rating do mundo, dentre outras.
Durante toda a minha gestão na Diretoria de Investimentos (DIN), priorizei a aquisição de Títulos Públicos Federais sendo que, no Plano BD, 100% dos recursos que entraram no plano foram investidos nesses Títulos e no PostalPrev, 89%.
Ainda durante a minha gestão como Diretor de Investimentos, determinei a quebra da árvore dos dois fundos que abrigavam grande parte dos investimentos do Postalis, trazendo para carteira própria os ativos que os compunham, o que permitiu a efetiva identificação dos prejuízos ora cobrados do BNY Mellon. Determinei também a propositura de 6 ações contra o Banco, mais uma vez contrariando poderosos interesses e corporações.
É importante ressaltar que não há registros de operações deficitárias em minha passagem na DIN . O conjunto dos investimentos realizados na minha gestão superam as metas atuariais dos planos.
Em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão, a PREVIC afirmou que só não houve uma intervenção no Postalis em razão de uma mudança significativa na alocação dos recursos, observada nas fiscalizações ocorridas em 2014 e 2015.
Destaco que nunca sofri ação judicial em minha vida profissional ou particular e tampouco fui autuado pela minha gestão no Postalis.
Ao assumir a Presidência do Postalis, reiterei o meu compromisso com a retidão na condução do Instituto, compromisso claramente demonstrado pela forma colegiada e transparente como todos os assuntos relevantes vêm sendo tratados. Em decorrência disso, adoto a prática de não participar de reuniões com terceiros sem a presença de um outro diretor.
Tenho absoluta certeza de que fiz e faço tudo o que está ao meu alcance para a recomposição do patrimônio do Postalis. Estou certo que hoje temos um Postalis melhor do que o que encontrei quando aqui cheguei.
Fiz questão de escrever esta mensagem para deixar claro a todos que não tenho o que temer. As acusações que fizeram contra mim são infundadas e já tomei as medidas judiciais cabíveis com relação ao caso.
André Motta
Fonte: Postalis, em 01.06.2017.