Confira abaixo a mensagem do presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, Leonardo George de Magalhães, aos participantes.
Prezados participantes,
Conforme já divulgado pela Cemig e também pela Forluz, pelos seus diversos canais de mídia, a Cemig solicitou à Diretoria da Forluz que iniciasse estudos relacionados à criação de um novo plano de previdência e também a flexibilização dos atuais planos, com novas opções previdenciárias aos seus participantes. Destaco que essas propostas já faziam parte do planejamento estratégico de 2017, elaborado em conjunto pelos empregados, diretores e membros dos Conselhos da Fundação.
Mais uma vez gostaria de ressaltar que:
- O novo plano será somente para os novos participantes; e,
- Qualquer adesão a novas modalidades e alternativas a serem oferecidas para os atuais planos será opcional, ou seja, não será obrigatória.
É importante destacar esses pontos. A divulgação do início dos estudos representa o compromisso da Forluz e da Cemig com a transparência na divulgação das informações. Todos os novos fatos relacionados à evolução dos estudos serão comunicados aos participantes de forma tempestiva.
Entendo que é muito importante que os participantes tenham confiança na Forluz e no nosso compromisso de transparência, pois toda decisão e formação de opinião pelos participantes baseadas em rumores e notícias não oficiais, que não sejam aderentes à realidade, somente criam instabilidade e sentimento de insegurança que devem ser fortemente evitados.
Gostaria de aproveitar para também fazer um agradecimento especial, de reconhecimento e gratidão, a Diretoria e aos empregados da Forluz, que atuam com ética, comprometimento e competência para garantir o sucesso da nossa Fundação, reconhecida como uma das entidades com melhores práticas de gestão do setor de previdência privada, com práticas de governança e controles internos eficientes, fundamentais para garantir a sustentabilidade dos nossos planos.
Inclusive, em carta enviada na semana passada à Previc - Superintendência Nacional de Previdência Complementar, tivemos a oportunidade de esclarecer diversas questões levantadas em relação à nossa governança e controles internos, comprovando, através de sólida documentação, o compromisso da Forluz com a transparência e eficiência na sua gestão. Importante frisar também que nossa Fundação integra o grupo de 17 entidades consideradas sistematicamente importantes que fazem parte do projeto de supervisão permanente da Previc, tendo sido selecionada devido ao seu porte e relevância.
Por fim, gostaria de oferecer uma palavra de tranquilidade a você, participante, de que a Forluz segue funcionando normalmente. Divergências de opiniões na gestão de uma Entidade deste porte são naturais. Entretanto, asseguro que estas diferenças não afetaram o andamento das nossas atividades. As reuniões do Conselho Deliberativo representam uma oportunidade valiosa de esclarecimento e busca de consenso na tomada de decisões, tendo sempre como objetivo básico os interesses da Forluz e dos seus participantes.
Fonte: Forluz, em 28.08.2017.