Por Alexandre Sammogini

Os membros do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp estão participando do evento PRI in Person 2025, que é uma conferência anual organizada pelo Principles for Responsible Investment (PRI). Neste ano, o encontro está sendo realizado em São Paulo, de 4 a 6 de novembro.
O PRI in Person é um encontro global que, nesta edição de 2025, reúne mais de mil investidores institucionais, formuladores de políticas, empresas e partes interessadas em finanças sustentáveis de todo o mundo. A Abrapp é parceira estratégica do PRI no evento. Atualmente, a organização conta com mais de 120 signatários no Brasil.
“Para os membros do Comitê de Sustentabilidade, participar do PRI in Person, neste ano tão simbólico para nossa nação, que se prepara para sediar a COP30, representa uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca”, destacou Raquel Castelpoggi, Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Abrapp.
Entre os membros do comitê, estão participando do evento os dirigentes e profissionais de diversas entidades tais como a Previ, Vivest, Funpresp-Exe, BB Previdência, Valia, Prevcom, Funcef, Néos, entre outras.
O evento está sendo realizado na semana anterior à COP30 com o intuito de apoiar o crescimento de ecossistemas regionais de investimento responsável em mercados emergentes, incluindo o Brasil.
“A participação nos proporciona um arcabouço técnico valioso, fortalecendo nossa atuação em investimentos responsáveis e práticas sustentáveis. Estamos muito felizes em acompanhar de perto o diálogo com investidores de diversas nações, ampliando perspectivas e consolidando o compromisso do setor com a agenda ASG global”, reforçou Raquel.

Assuntos abordados – Entre os destaques do evento esteve a recém-lançada Taxonomia Brasileira, anunciada em primeira mão no primeiro dia do evento. A iniciativa representa um avanço significativo ao incorporar, além dos critérios ambientais, aspectos sociais e de governança.
“Foi a grande notícia do dia. Ela vai além da vertente verde, abrangendo a sustentabilidade de forma ampla. Na ocasião, ofereci os canais da Abrapp para que as informações sobre a Taxonomia Brasileira possam ser divulgadas de forma abrangente”.
Segundo Raquel, o evento também tem oferecido conhecimentos importantes sobre mudanças regulatórias e normativas relacionadas ao ASG no segmento da Previdência Complementar Fechada. Entre os avanços, ela citou a Resolução CMN nº 5202/2025 (art. 10, incisos 4 e 5) e a Resolução Previc nº 23/2023, atualmente em consulta pública para atualização.
“Tudo isso está alinhado ao movimento global de enfrentamento das mudanças climáticas. O ASG deixou de ser algo ‘para depois’ e tornou-se uma prioridade imediata. Agora, essas questões estão sendo normatizadas e legisladas”, completou.
“As discussões abordam como incorporar questões ASG nos processos de investimentos, além de como atrair capital dos mercados desenvolvidos para os emergentes. Mais de 1.300 pessoas estão participando das discussões no Anhembi [em São Paulo}, sendo 80% delas estrangeiras, portanto, se trata de um verdadeiro evento global”, destacou o Head do PRI no Brasil, Marcelo Seraphim. O PRI é uma das principais organizações globais que atuam na área de investimentos ASG e conta com o apoio da ONU – Organização das Nações Unidas.
O governo brasileiro também tem participado ativamente da iniciativa. Durante o primeiro dia do evento (04/11), estiveram presentes a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Fonte: Abrapp em Foco, em 05.11.2025.