Webinar do CFM vai debater o papel do diretor técnico na segurança do paciente
O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai realizar na tarde do dia 3 de fevereiro o I Webinar de Administração em Saúde da autarquia, que terá como tema central “O papel do diretor técnico nas políticas e práticas para segurança do paciente”. O evento será realizado em conjunto com a Câmara Técnica de Segurança do Paciente.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. Podem se inscrever médicos e estudantes de medicina.
A coordenadora da Câmara Técnica, conselheira federal Maíra Dantas, explica que o webinar será uma oportunidade única para debater o papel do médico como administrador em instituições de saúde, assim como sua responsabilidade em defesa das boas práticas assistenciais. “As últimas resoluções do CFM têm ressaltado o papel do diretor técnico nas instituições de saúde como guardião da ética e da organização dos serviços. Porém, é imprescindível fortalecer o protagonismo do diretor médico para que essas Resoluções sejam cumpridas”, argumenta.
“Além disso, temos de fortalecer o papel do médico como gestor, seja em estabelecimentos públicos ou na saúde suplementar, e como defensor público do sistema de saúde como um todo” enfatiza. Na avaliação de Maíra Dantas, a ativação da Câmara Técnica de Administração em Saúde vai ampliar as possibilidades de melhoria da gestão por meio da atuação médica.
Maíra Dantas destaca que a principal preocupação do Câmara Técnica é qualificar as lideranças médicas para que sejam oferecidas as melhores práticas organizacionais. “Tanto é assim, que convidamos a Câmara Técnica de Segurança do Paciente, coordenada pelo conselheiro Domingos Sávio, para participar conjuntamente dessa iniciativa e contribuir com sugestões que tornem o ato médico mais seguro”, adianta
A primeira mesa redonda vai debater o tema “Desafios na interação entre a governança clínica e a governança corporativa” e a segunda mesa redonda debaterá os “Desafios estruturais para qualidade e segurança assistencial” seguida de um momento para debates.
Médicos podem acessar o CRM Virtual para pagar a anuidade
Os médicos têm até o próximo dia 31 de janeiro para pagar a anuidade com desconto. A forma mais prática para fazer o pagamento é acessando o CRM Virtual, o que permitirá quitar a anuidade diretamente no portal de serviços do CRM.
Para acessar, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o CRM Virtual e faça login (acesse https://portalservicos.cfm.org.br/).
- No menu à esquerda, clique em Financeiro e, em seguida, Pagamento. Vai aparecer a lista de todos os débitos existentes. A anuidade de 2026 vai aparecer em verde, enquanto estiver no prazo para pagamento.
- Selecione a anuidade que deseja pagar. Para um pagamento direto, é possível optar por boleto, pix, cartão de crédito ou débito. Caso opte pelo cartão de crédito, há opções de parcelamento.
- Se preferir negociar, clique em Negociação, escolha a quantidade desejada de parcelas, aceite os termos e finalize o acordo. O sistema exibirá as datas de vencimento das parcelas futuras e permitirá selecionar a forma de pagamento.
No caso de anuidades vencidas, é possível parcelar em até doze vezes, sempre respeitando os valores mínimos de parcela, que não pode ser inferior a 20% do salário mínimo. Basta clicar em “negociação”, escolher o número de parcelas, aceitar os termos e finalizar o acordo. O sistema exibirá os valores negociados e as datas de vencimento, permitindo o pagamento das parcelas via PIX, cartão de crédito/débito ou boleto bancário. Após finalizar o pagamento, os débitos quitados não aparecem mais na lista.
No caso de débitos protestados, o médico poderá realizar o pagamento diretamente. Após o pagamento integral, será enviada uma carta de anuência para o e-mail do médico. Com essa carta, ele deve solicitar ao cartório a retirada do protesto, mediante o pagamento das custas cartoriais.
A forma mais prática e segura de pagar a anuidade é pelo CRM Virtual. E atenção: os Conselhos de Medicina não ligam fazendo cobranças nem enviam mensagens por WhatsApp com boletos ou links para pagamento. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato com o seu CRM.
Veja o vídeo:
Fonte: Portal CFM, em 26.01.2026.