
No encontro, os novos servidores do Ministério tiraram dúvidas sobre os benefícios da previdência complementar
A Funpresp realizou na manhã da última sexta-feira (12), no auditório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília, palestra com o tema: “A importância da previdência complementar no serviço público federal”. Na ocasião, cerca de 37 novos Analistas de Comércio Exterior, recém-empossados no MDIC, participaram do encontro. Eles tiraram dúvidas sobre os benefícios e as vantagens dos planos de previdência da Funpresp.
A iniciativa contou com a participação do diretor de Administração da Funpresp, Cleiton dos Santos Araújo, que também é analista de comércio exterior do MDIC, e a palestra foi ministrada pela gerente de Conexão com o Cliente, Sandi Gutierrez. Em um ambiente marcado por troca de experiências e integração, os novos analistas puderam conhecer mais sobre o papel da Fundação, os benefícios dos planos ExecPrev e LegisPrev e a importância do planejamento desde o início da carreira no serviço público.
“É uma enorme satisfação receber os novos colegas de carreira aqui no MDIC. Como servidor e, hoje, diretor na Funpresp, posso afirmar com tranquilidade: começar a carreira no serviço público com uma visão clara sobre a previdência complementar faz toda a diferença no futuro. E a nossa vinda aqui mostra que a Funpresp sempre será essa parceira, ajudando os servidores a construírem uma aposentadoria mais tranquila”, destacou o diretor Cleiton.
Os temas que mais geraram questionamentos foram investimentos, portabilidade, resgate e contribuição. Parcela Adicional de Risco e pensão por invalidez ou morte também despertaram bastante interesse, especialmente no que diz respeito à proteção da família e à segurança financeira em casos de imprevistos. A participação ativa dos novos servidores mostrou o quanto é essencial promover palestras e fortalecer a cultura da educação financeira e previdenciária.
“É sempre muito especial ter esse contato direto com quem está começando agora no serviço público. Nosso papel é mostrar que a Funpresp é mais do que uma opção previdenciária. Somos uma parceira de longo prazo na construção de um futuro mais seguro e tranquilo. Quanto mais cedo o servidor entende e aproveita os benefícios da Fundação, maiores são os ganhos lá na frente”, comentou Sandi Gutierrez.
A ação faz parte da estratégia da Funpresp de apoiar o servidor desde o início de sua jornada no serviço público, promovendo educação previdenciária com linguagem acessível e transparente. Desde o início do ano, a instituição participa de momentos como este para recepcionar os novos servidores públicos oriundos do Concurso Nacional Unificado, realizado ainda em 2024.
Fonte: Funpresp, em 15.09.2025.