Por Jorge Wahl
“Estamos hoje aqui plantando uma semente”, disse na última sexta-feira (23) o Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza, ao instalar o primeiro curso de MBA da universidade, o de Gestão da Previdência Complementar. Em seguida, explicou melhor o sentido de suas palavras: todas as condições, segundo ele, ajudam em uma boa semeadura, uma vez que esse tipo de curso naturalmente atrai muitos dos melhores quadros profissionais e de diferentes pontos do País, induz a aulas altamente participativas, reúne algumas das melhores cabeças pensantes e, tudo isso, num momento em que o sistema se encontra desafiado a encontrar novos caminhos para voltar a crescer. “É com certeza o primeiro de muitos que virão”, resumiu por sua vez a diretora da Abrapp, Jussara Salustino, manifestando a sua crença de que a essa primeira turma muitas se seguirão.
“É um momento histórico que estamos vivendo”, definiu Jussara, dizendo-se orgulhosa de estar presente à abertura desse primeiro MBA. Em seu entendimento, “é um marco na construção do sistema que desejamos ter lá na frente”. Já Brasizza apontou em uma outra direção, a da profissionalização: “O nosso MBA faz parte de um grande projeto que nos levará a darmos um salto ainda maior na qualificação de nossos quadros dirigentes e profissionais”, disse Brasizza, chamando a atenção para uma iniciativa que marca um novo momento no esforço de profissionalização do sistema, algo destinado a ter impacto na percepção que os participantes e todos os demais agentes (patrocinadoras, instituidores, mercados e a sociedade em geral) devem ter dos fundos de pensão.
Dinânimas em todas as aulas - O curso é fruto de uma parceria entre a UniAbrapp e a Fundação Instituto de Administração (FIA), um braço da USP onde as aulas acontecerão. Professor da FIA e Coordenador do MBA, Almir Ferreira de Sousa antecipou um dos principais traços do curso iniciado nesta sexta: “será altamente indutor da participação dos alunos, com dinâmicas em todas as aulas”.
Na própria aula inaugural o Superintendente-geral da Abrapp, Devanir Silva, ofereceu em uma longa e completa exposição um panorama geral do sistema, seus desafios e oportunidades, começando pelos regimes previdenciários existentes no País e prosseguindo com uma evolução histórica dos fundos de pensão, principais normativos, estrutura de funcionamento, tipos de planos, gestão de investimentos, panorama internacional, as mudanças que precisam acontecer e propostas para chegar nelas.
Trata-se claramente de um MBA desenhado sob medida para atender as nossas demandas. Entre os maiores diferenciais do curso da UniAbrapp está exatamente o perfeito alinhamento com a base legal e normativa que nos rege e os direcionamentos estratégicos do sistema, assim como com a agenda que deles decorre, do primeiro dia de aula até o trabalho de conclusão do curso.
Assim, é uma das principais marcas do MBA da UniAbrapp o cuidado em atender muito de perto as necessidades do público-alvo. O curso, com 600 horas/aula, sendo 400 presenciais, 100 à distância e 100 de orientação de monografia individual, terá atividades em classe ministradas às sextas e sábados, das 08h30 às 17h30, uma vez ou duas por mês, assim reduzindo o tempo passado fora do escritório.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 26.09.2016.