
Equipe da Petros durante atendimento de novos empregados da Petrobras
Maior plano de contribuição variável do país, o Plano Petros-2 segue em trajetória de crescimento do número de participantes e de patrimônio, consolidando sua posição de liderança no setor. De janeiro a novembro de 2025, o plano registrou mais de 2 mil novas adesões, alcançando um total de 52.829 participantes, sendo 45.523 ativos (pessoas em fase de contribuição) e 7.306 assistidos (aposentados e pensionistas). O patrimônio do plano alcançou a marca de R$ 56,2 bilhões em outubro, incremento de R$ 7,5 bilhões em relação ao fim de 2024. Contribui para esse resultado a rentabilidade dos investimentos, com alta de 12,70% no acumulado de 10 meses, superando com folga o objetivo de retorno de 7,86%.
O crescimento no número de participantes é resultado de campanhas realizadas pela Petros com novos empregados da Petrobras, a maior patrocinadora do plano. Em julho de 2025, as equipes da Fundação realizaram a primeira campanha do ano direcionada a 887 novos empregados admitidos pela Petrobras, resultando em 833 inscrições, com uma taxa de adesão de 94%.
A segunda campanha, por sua vez, iniciada em novembro de 2025, contempla uma turma de 935 novos empregados. A ação encontra-se em andamento, tendo registrado até agora 712 adesões. O encerramento desta etapa está previsto para fevereiro de 2026, com expectativa de atingir um desempenho equivalente ao da campanha anterior.
“O PP-2 é um plano jovem, moderno, com sólida trajetória de crescimento, resultado de uma série de iniciativas lançadas pela Petros, em parceria com a área de Recursos Humanos da Petrobras, para aproveitar as oportunidades oferecidas pelos novos concursos da companhia”, destacou o diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana.
Para alcançar esses resultados expressivos, a campanha, que tem duração de 90 dias, combina ações presenciais na patrocinadora para os novos empregados no Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Vitória/ES, com outras ações digitais de relacionamento, incluindo lives explicativas, envio de e-mails marketing segmentados e atendimentos personalizados, ampliando o alcance às informações do plano.
“Nessas campanhas, as nossas equipes de relacionamento apresentam as características e os benefícios do PP-2 e esclarecem dúvidas sobre o regulamento do plano. O resultado desse contato direto tem sido muito positivo, com taxa de adesão bastante elevada. É um trabalho que dialoga com os nossos esforços de transmitir conhecimento sobre a gestão dos planos e benefícios”, destaca Tatiana Ambrósio, gerente executiva de Relacionamento com Participantes, Patrocinadores e Instituidores.
Melhorias implementadas no processo de adesão e nos canais de relacionamento também contribuíram para avanços na experiência dos participantes. A retirada de toda a documentação obrigatória e a adoção do deferimento automático, após o envio das informações, tornaram a jornada mais simples, rápida e fluida.
Sobre o PP-2
Lançado em 2007, o PP-2 conta com nove patrocinadoras e oferece aos participantes e seus dependentes um benefício da renda complementar no momento da aposentadoria, além de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença. Também protege os familiares dos participantes, com pagamento de pecúlio e pensão.
Entre outros diferenciais, o investimento em previdência complementar pode ser deduzido do Imposto de Renda até o limite de 12%. Também é possível obter um dinheiro extra para algum projeto, com o empréstimo Petros, que possui taxas bem menores que as oferecidas pelo mercado e prazo de 180 meses para pagamento.
Para saber mais sobre o PP-2, acesse a página do plano no Portal Petros, clicando aqui.
Fonte: Petros, em 02.12.2025.