
|
Alexandre Nogueira |
O Grupo Bradesco Seguros, patrocinador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ao lado do Banco Bradesco, tem a longevidade no seu DNA, tema a qual se dedica nas últimas décadas, e que inclui ações como o Fórum e o Circuito da Longevidade e programas como o Porteiro Amigo do Idoso. O Grupo Segurador está convencido de que, tanto no esporte como na vida, é preciso estar sempre preparado para enfrentar desafios de curto, médio e longo prazos.
Com uma tradição de mais de seis décadas de atuação no mercado, o Grupo Bradesco Seguros, por sua atuação multilinha, está presente em todas as etapas da vida de seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas. Os Jogos Rio 2016, portanto, são importantes para realçar esse esforço em criar condições para o progresso e desenvolvimento individual e coletivo, tanto para as pessoas como para as instituições públicas ou privadas com as quais nos relacionamos.
É para desfrutar desse sucesso que o pódio oferece – capaz de transformar sonhos em realidade – que os atletas dedicam mais de 12 horas por dia, sete dias da semana, domingos e feriados para, num único e breve instante, capaz de durar uma vida inteira, atingirem suas metas.
O Brasil está envelhecendo, apontam diferentes pesquisas demográficas, sobretudo as do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa de vida ao nascer, que era de apenas 33,7 anos em 1900, alcançou 43,2 anos em 1950; 55 em 1960; 57,1 em 1970 e 63,5 anos em 1980, devendo atingir 72 anos ou mais em 2020.
Segundo o último levantamento divulgado pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2013), a população de idosos no Brasil passará de 13% para 30% em três décadas. A expectativa é que, em 2050, pessoas a partir dos 60 anos correspondam a 64 milhões de habitantes no País. Viver mais é uma conquista do desenvolvimento, dos avanços da medicina, dos medicamentos e da tecnologia, assim como a qualidade dos alimentos e, também, a renda e o combate a doenças endêmicas. Mas, para que esses anos a mais, conquistados pelo desenvolvimento tecnológico, econômico e social se traduzam em vida plena e ativa é necessário, como no caso dos atletas, preparação.
Essa preparação se dá em diferentes frentes e, em todas elas, o seguro está presente, sobretudo na capacidade da previdência privada de assegurar e complementar a renda, que será sempre vital para a manutenção da saúde.
Viver bem ao longo da vida é o desejo de todos. Por isso é importante começar desde sempre a traçar as metas, buscar a proteção que os produtos e serviços de seguro oferecem e que têm a missão de minimizar obstáculos para que, mesmo sem ser atletas, todos possamos chegar ao pódio da longevidade com vida ativa. É esse o desejo expresso do Grupo Bradesco Seguros ao patrocinar, ao lado do Banco Bradesco, os Jogos Rio 2016.
Fonte: Artigo publicado originalmente na revista Opinião.Seg nº 12 - Agosto de 2016.