Dados oficiais indicam que o número de roubos e furtos de veículos continua crescendo rapidamente também em Pernambuco, onde foi realizada, nesta quarta-feira (09/09), a quinta edição do seminário "Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito" (em Recife).
Foram roubados em todo o estado, de janeiro a março, 7.926 veículos, crescimento de 8% em comparação ao primeiro trimestre de 2014.
Apenas a metade dos veículos levados pelos ladrões foi recuperada. O aumento dos crimes gera um impacto direto na vida das pessoas e, consequentemente, um aumento no valor do seguro. Se a Lei do Desmonte fosse cumprida, seus efeitos trariam queda neste valor. A FENACOR acredita que as apólices ficariam 30% mais baratas, beneficiando o consumidor.
Com a regulamentação da Lei do Desmonte, espera-se também uma queda de até 50% no número de roubos e furtos, principalmente através do controle efetivo das oficinais de desmonte e o fim dos ferros-velhos clandestinos e o comércio ilegal de peças.
Vale destacar que já foi detectada a migração das quadrilhas que atuavam em São Paulo e que sofreram forte repressão com a adoção de lei similar no estado. "Muitos foram para o interior de Minas Gerais. Falei, inclusive, com autoridades locais, que pretendem agilizar a regulamentação da lei no estado", revelou o presidente da Escola Nacional de Seguros e vice-presidente da FENACOR, Robert Bittar.
Fonte: FENACOR, em 10.09.2015.