Por Rodrigo Baptista
Pois saiba que ele está mudando o mercado de seguros
A Internet das Coisas estabeleceu novas fronteiras para a conectividade, trazendo diferentes aplicações e cada vez mais dados gerados. Ainda assim, extrair benefícios para o negócio a partir destes dados continua sendo um desafio. As transformações advindas desses dispositivos conectados e as informações daí decorrentes agregarão cada vez mais valor aos serviços oferecidos por companhias seguradoras.
O avanço da tecnologia impulsionou uma mudança no perfil do consumidor, de forma que cada vez mais serviços personalizados são exigidos por eles. Nesse sentido, os produtos oferecidos pelas seguradoras podem ser muito mais customizados, interessantes e atrativos aos olhos do consumidor.
O Usage Based Insurance (UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação mais flexível. O consumidor pode contratar um serviço moldado às suas necessidades reais de uso, com base em dados e estatísticas, e o valor do produto fica mais justo e atrativo. A seguradora utiliza dados captados do usuário, com sua permissão prévia, para compor seu perfil de uso e assim adequar melhor o serviço a ser oferecido para ele. Uma visão mais detalhada sobre o perfil do cliente, com informações efetivamente observadas e não simuladas, permite ofertar prêmios, benefícios, descontos ou até mesmo uma cobrança mais alta com base no comportamento do usuário que aumente o risco de sinistro.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: CIO, em 16.11.2016.