
Um dos eixos principais do 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada será a "Inovação" voltada para abrir uma nova visão de futuro para o sistema. O avanço tecnológico representado pelo acelerado avanço das Fintechs tem colocado a necessidade de adaptação e mudança cada vez mais urgente para os dirigentes de entidades fechadas.
“Nosso sistema precisará se reinventar com novos produtos e serviços, mais flexíveis e adaptados às necessidades e aspirações das novas gerações. O problema é que o ambiente regulatório não está preparado para a nova realidade”, diz Sílvio Renato Rangel (ao centro na foto), membro do Conselho Deliberativo da Abrapp e Diretor Presidente da Fibra. Ele representa uma das vozes que vem alertando com maior frequência a ameaça do fenômeno das Fintechs para o mercado financeiro e também para a previdência complementar. “Temos que transformar o potencial de risco em oportunidades”, comenta.
Rangel tem defendido a inclusão do tema em diversos eventos recentes da Abrapp e elogia a realização de uma plenária no dia 5 de outubro, no 38º CBPCF, voltada especificamente para o tema da inovação. Um dos palestrantes confirmados para a plenária, um dos fundadores da FintechLab, Fábio Gonzales (à esq. na foto), reforça a necessidade que as empresas e instituições mais tradicionais devem enfrentar para acompanhar as mudanças tecnológicas e de mentalidade.
“É preciso promover uma auto-reflexão, como isso me afeta? Quais são as ameaças e oportunidades? É fundamental buscar oportunidades para crescer no meio da mudança”, diz Gonzales. À frente de uma empresa que reúne dados do segmento de Fintechs, o especialista mostra o enorme crescimento do número de Fintechs, que saltaram de 80 para cerca de 300, desde o início de 2015 até agora.
O 38° CBPCF - "Uma Nova Realidade: Previdência Complementar para Todos" ocorre entre 4 e 6 de outubro, em São Paulo. São esperadas cerca de 3000 pessoas que devem participar do maior evento anual do setor no país. O Congresso deste ano tem a intenção de "abrir novas fronteiras" e, por isso, nas plenárias do evento serão priorizadas as discussões de respostas e propostas de novos produtos e soluções. Confira aqui as informações sobre programação, inscrições e demais notícias.
Fonte: Abrapp Acontece, em 26.09.2017.