Por Jorge Wahl
Espelho fiel das atenções que o sistema dedica ao esforço de qualificação de seus quadros dirigentes e profissionais, o processo de certificação continua acumulando resultados que apenas confirmam o que se sabe acerca dos cuidados que se têm hoje com a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Isso fica claro quando se vê que o ICSS somente nos primeiros 10 meses deste ano já certificou perto de 1.120 candidatos, o que faz o contingente acumulado de certificados já chegar aos 5.180, informa o Instituto.
Essa mesma postura mantém acesa a preocupação com a recertificação. Neste ano, até outubro, foram recertificados 375 profissionais, totalizando 1.498 desde que o processo teve início, no segundo semestre de 2013, quando começaram a vencer os primeiros certificados.
Motivações - O crescimento desses números tem como causa vários fatores, sendo o primeiro deles, é claro, o desejo dos profissionais de se qualificarem e o das entidades de contar com quadros técnicos de fato preparados para fazer frente a tantas demandas. Ainda que essa seja a motivação primeira, porém, há outras, como uma programação de cursos e eventos, da UniAbrapp e diferentes outras instituições, capaz de construir uma oferta de educação continuada fortemente motivadora.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 17.11.2016.