Por Débora Soares
Em menos de dois dias, o candidato à certificação por experiência poderá receber o resultado de sua avaliação pelo ICSS. Este é o prazo médio praticado pela Banca Examinadora do Instituto para concluir a análise dos processos, quando as informações enviadas pelo candidato estão exatas e completas, não havendo necessidade de reaberturas pela equipe. De janeiro a maio de 2017, a Banca já examinou 302 novos processos.
Ao se candidatar à certificação por experiência, é fundamental que o candidato observe se atende a todos os pré-requisitos da modalidade e dedique atenção ao preenchimento das informações solicitadas pelo ICSS. Quanto mais detalhados e exatos forem os dados fornecidos, maior a probabilidade de que a avaliação realizada pela Banca Examinadora seja finalizada em curto prazo.
Até abril deste ano, o ICSS já certificou 5.718 profissionais no sistema, considerando o acumulado desde 2010, quando iniciou o processo de certificação profissional. Já o total de recertificados, candidatos que renovaram sua certificação para mais três anos, foi de 1.844 de agosto de 2013, quando começaram a vencer os primeiros certificados, até abril de 2017. Somente nos primeiros quatro meses de 2017, já foram recertificados 170 profissionais.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 07.06.2017.