Por Bruna Chieco

O ICSS aprovou, em sua reunião de diretoria, o Comitê de Certificação, que terá como objetivo atuar como instância consultiva e estratégica para aprimorar continuamente a efetividade e a credibilidade das certificações dos profissionais da previdência complementar.
A proposta aprovada inclui constituir um fórum institucionalizado, plural e representativo de diálogo entre o ICSS e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) com viés de aproximação, discutindo e propondo melhorias nas políticas, processos e critérios de certificação.
Com caráter apenas consultivo, e não deliberativo, o comitê deve ainda promover maior alinhamento da certificação às necessidades do setor em um papel estratégico na evolução das práticas deste processos.
O comitê deve ser composto por membros do ICSS, incluindo diretores e representantes técnicos, e um representante de cada segmento das EFPCs de acordo com a atual segmentação da Previc (S1, S2, S3 e S4).
A implementação do Comitê de Certificação do ICSS ainda depende de aprovação de suas regras e de requisitos para a participação.
Fonte: Abrapp em Foco, em 06.10.2025.