Por Jorge Wahl
A necessidade de uma crescente qualificação de dirigentes, conselheiros e de modo geral dos quadros profissionais das entidades fechadas de previdência fechada tornou-se um mantra, algo sempre repetido e que as iniciativas e os números reunidos pelo ICSS mostram ser cada vez mais verdade. Está nos planos do Instituto, por exemplo, iniciar ainda neste mês de julho a consulta a base de certificados em busca de autorização para que tenham os seus nomes incluídos em uma lista a ser publicada em seguida no site do ICSS. A expectativa é de que a relação divulgada na rede logo será vista como uma comunidade diferenciada e motivo de muito orgulho.
Até porque estão todos convencidos de que é a partir de quadros profissionais cada vez mais qualificados que se aplainará o caminho da retomada do crescimento pela previdência complementar fechada.
E os números confirmam isso. O ICSS encerrou o período janeiro a maio deste ano com 273 profissionais certificados por experiência, 38 por prova e 70 por capacitação, totalizando 381 no conjunto do primeiro quadrimestre. Hoje, o sistema conta com 5.821 pessoas que se certificaram.
Quanto ao número de recertificados, foram 270 de janeiro a maio de 2017. O contingente sobe a 1.884 no total.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 06.07.2017.