![]()
O novo titular do órgão de supervisão do setor quer ampliar a liberdade de criação de produtos
O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou no dia 28 de março, da posse do novo superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger. Na ocasião, Carlos Eduardo Munhoz, do Grupo Técnico de Seguradoras do Instituto, representou o presidente da diretoria nacional, Eduardo Pocetti. A solenidade aconteceu na sede do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro.
O novo titular do órgão de supervisão do setor quer ampliar a liberdade de criação de produtos, por entender que este é o caminho para ampliar a oferta de coberturas e a concorrência do mercado, beneficiando os consumidores.
Ele também é um entusiasta das diretrizes da Solvência II, por considerar que este programa não é só uma questão de requerimento de capitais, mas também um incentivo a melhores práticas de gestão. Para ele, por meio da adoção do modelo interno, previsto nas regras da Solvência II, as seguradoras têm a oportunidade não só de aportes, mas também de desaportes de capitais, como já começa a ocorrer na União Europeia, em alguns casos.
Westenberger é formado em engenharia elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também mestre em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Ph.D em ciências atuariais pela City University em Londres. No plano institucional, foi diretor e presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e representante do Brasil na Associação Atuarial Internacional (IAA), onde hoje atua como membro da sua Comissão de Solvência. Ele é professor da UFRJ, agora licenciado para assumir o cargo na Susep.
Fonte: Ibracon, em 01.04.2014.