A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) realizou no dia 24 de agosto o Seminário “Boas práticas de auditoria interna e independente em fundos de pensão”. Com a participação do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o seminário aconteceu no Auditório do Ministério do Trabalho e Fazenda, em Brasília.
O objetivo do seminário foi de compartilhar experiências na realização de auditoria interna e independente das entidades fechadas de previdência complementar e colher subsídios para elaboração do guia de melhores práticas.
Ricardo Cavalcanti, membro do Grupo de Trabalho (GT) Previdência Privada do Ibracon esteve presente no Seminário e palestrou sobre a “Auditoria Independente em fundos de pensão”.
Em sua apresentação, Ricardo citou os principais aspectos do Novo Relatório do Auditor. “Para este novo relatório ressalto a importância da auditoria ter início, meio e fim: planejamento, execução de testes de controles e conclusão.
Caso contrário, será difícil redigir o relatório, e ainda, a redação dos Principais Assuntos de Auditoria precisa ser exaustivamente discutida com os órgãos da alta administração”, destacou.
O evento contou com a presença do diretor Superintendente da Previc, Fábio Coelho, e do diretor de Fiscalização e Monitoramento, Sérgio Djundi, que falaram sobre a importância da fiscalização sistemática dos fundos de pensão.
Também estiveram presentes representantes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) e representantes da Previ, da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus), da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) participaram de mesa redonda para compartilhamento de suas experiências nas atividades de auditoria interna.
O seminário é destinado a profissionais de auditoria interna e de auditoria independente das entidades.
Fonte: IBRACON, em 29.08.2018.