Participação efetiva na reunião ordinária do conselho nacional dos dirigentes de regimes próprios de previdência social (CONAPREV)
A participação do IBA nos assuntos ligados aos campos de ação da atuária intensifica-se. De 24 a 26 de outubro, o Instituto terá representantes na Secretaria da Previdência (em Brasília), para integrar grupos de discussão sobre o tema.
O convite surgiu a partir da participação do IBA em recente evento do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), com a sua 60ª Reunião Ordinária – realizada nos dias 10 e 11 de agosto passado, em Campo Grande (MS). Na oportunidade, representado pela diretora Wilma Torres, o Instituto apresentou junto com a SRPSP/MF a Proposta de Alteração da Portaria 403 e Formação do Grupo de Trabalho que irá discutir a revisão das normas de atuária dos RPPS.
“A nossa participação nesse evento foi de suma importância para o fortalecimento do IBA. A partir desse convite, fomos inclusos no trabalho de revisão das normas de atuária dos nossos regimes próprios em conjunto com todos os atores envolvidos nesse segmento”, explica a diretora do IBA responsável pelo Comitê Técnico de Previdência Pública Wilma Gomes Torres.
Em 30 de agosto, houve a edição da Portaria SPREV nº 08. Devido a proposta apresentada pela Secretaria de Previdência durante a 60ª Reunião Ordinária do Conaprev, instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de avaliar as normas relativas aos procedimentos de gestão atuarial aplicáveis aos RPPS e elaborar proposta para o seu aperfeiçoamento,
O Grupo de Trabalho de Revisão das Normas de Atuária dos RPPS está composto por cinco representantes da Secretaria de Previdência; seis representantes do Conaprev, quatro representantes do IBA (veja a relação ao final da matéria), dois da Atricon e um da CNM.
“Considerando o grande escopo do Grupo de Trabalho e o desafio que temos pela frente, recebemos da SRPS o desenho do funcionamento do Grupo, com divisão de subgrupos, distribuindo os representantes das instituições entre os temas previstos no art. 2º da referida portaria, e convocando todos para a 1ª reunião do GRUPO e dos Subgrupos para os dias 24 a 26 de outubro, em Brasília, na Secretaria de Previdência”, explica Wilma Torres.
Houve o pleito para a 1ª Reunião que cada representante já trouxesse suas sugestões e considerações sobre o tema do respectivo subgrupo. Desta forma, seria possível dar efetividade aos trabalhos.
“Resumindo, é essa a ideia: nós do IBA também formaremos Subgrupos para a discussão dos temas propostos pela Portaria, de tal modo que todos que quiserem contribuir na elaboração de novas normas de atuariais de RPPS serão bem-vindos!! Vejam temos 4 representantes, mas dependemos de todos para a construção de um ótimo trabalho”, ressalta a diretora do IBA.
Representantes do IBA
Foram selecionados os atuários indicados pelo IBA, considerando o envolvimento e experiência técnica nesse segmento. São eles, por ordem alfabética:
Aline da Rocha Gonçalves (MIBA 1584): Atuária interna do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro, Membro e secretaria da Comissão de RPPS do IBA e membro do Comitê Técnico de Previdência Social do IBA;
Francisco H. Simões Magro (MIBA 494): Atuário com mais de 35 anos de experiencia na área, Coordenador da Comissão de RPPS do IBA e Membro do Comitê Técnico de Previdência Pública do IBA
Ricardo Cicarelli de Melo (MIBA 1306): Atuário com mais de 25 anos de experiencia na área, Membro da Comissão de RPPS do IBA e membro do Comitê Técnico de Previdência Pública IBA;
Wilma Gomes Torres (MIBA 539): Diretora do IBA, responsável pelo Comitê Técnico de Previdência Pública e da Comissão de RPPS do Instituto, atuária com mais de 30 anos de experiência na área.
Fonte: IBA, em 06.10.2017.