Com patrimônio de R$ 165,81 bilhões, o maior do sistema de previdência fechada, o plano de benefício definido (BD) da Previ, registrou rentabilidade de 8,35% até final de agosto, bem acima da meta atuarial de 4,61% no período. Com o resultado, o plano acumula superávit de R$ 4,21 bilhões.
Um dos destaques do período foi a rentabilidade da renda variável, que registrou retorno de 10,63%. “O avanço do novo acordo de acionistas da Vale, um dos principais ativos da carteira, teve relevância nesses resultados”, diz comunicado. O segmento de investimentos estruturados também teve desempenho altamente positivo, com rentabilidade de 20,89%.
Governança fortalecida - A entidade atribui o resultado positivo ao forte processo governança e ao planejamento adotados pela Previ ao longo dos anos, que possibilitam manter a resiliência em um cenário político e econômico tão adverso. “Nosso modelo de governança, maduro e transparente, e políticas de investimentos criteriosas estão entre os fatores que proporcionaram o equacionamento do déficit de 2015 sem contribuições extraordinárias para os associados”.
Desta forma, a Previ vem demonstrando solidez na gestão de ativos e no pagamento de benefícios para cerca de 82 mil aposentados de seu plano BD. “A entidade reforça seu compromisso com o aprimoramento do sistema de Previdência Complementar Fechado e segue confiante na solvência e liquidez de seus planos”, completa o comunicado.
Fonte: Abrapp Acontece, em 18.09.2017.