Por Alexandre Sammogini
Diretor de Investimentos da Previ é eleito para o board do PRI – Cláudio Gonçalves foi eleito para o board do Principles for Responsible Investment (PRI), comunidade global apoiada pelas Nações Unidas dedicada à promoção de práticas de investimento responsável. O Diretor de Investimentos da Previ assume um mandato de três anos até 2029.
“É uma enorme honra poder representar não só a Previ, mas toda a América do Sul no board do PRI. Nossa região reúne desafios e oportunidades únicas, que exigem abordagens próprias para que o investimento responsável seja, de fato, efetivo. Levar essa perspectiva ao conselho é contribuir para que o PRI construa soluções mais inclusivas, conectadas aos contextos locais e capazes de gerar transformação real”, comenta Cláudio Gonçalves.
Jusprev reduz taxa de administração anual – A entidade iniciou o ano de 2026 com a redução da taxa de administração anual para 0,65%. A medida entrou em vigor a partir de janeiro e substituiu o percentual anteriormente praticado, de 0,675%. Segundo nota da entidade, a redução sinaliza o crescimento da fundação em número de participantes ativos e em abrangência nacional através do número de associações instituidoras.
“Aprovada em agosto de 2025, a redução da taxa de administração é mais um passo que a Jusprev dá em direção às melhorias constantes que buscamos oferecer aos nossos participantes. Continuaremos em 2026 trabalhando para alcançar resultados cada vez mais expressivos para aqueles que confiaram os seus planejamentos previdenciários à Jusprev”, afirma o Diretor-Presidente, Francisco Borges Ferreira Neto.
Conselho Deliberativo da Previnorte aprova distribuição de superávit – No dia 15 de dezembro, o Conselho Deliberativo da entidade aprovou uma nova distribuição voluntária de superávit do Plano 01-A, marcando a quarta distribuição realizada no âmbito do plano. Serão realizados ajustes internos para viabilizar, em abril de 2026, o início dos pagamentos do Benefício Eventual Temporário (BET), relativo à distribuição de superávit.
“A aprovação desta quarta distribuição é classificada como voluntária porque o Conselho Deliberativo, amparado em estudos atuariais, optou por reverter esses recursos antes que a legislação tornasse o ato obrigatório”, explica comunicado da Previnorte.
Fonte: Abrapp em Foco, em 07.01.2026.