Por Bruna Chieco
Planos da Eletros superam metas – Os planos administrados pela Eletros apresentaram desempenho sólido no acumulado de 2025, ultrapassando suas metas atuariais e taxas de referência. O plano BD Eletrobras encerrou o ano com rentabilidade acumulada de 11,85%. O retorno real no período foi de 7,61%, superando a meta atuarial em 1,72%.
O CD Saldado registrou retorno de 14,19%, frente a uma taxa de referência de 9,92%. Já o CD Eletros Multi alcançou rentabilidade de 14,59%, ante 9,18% da taxa de referência, enquanto o CD PrevServ Brasil obteve retorno de 14,23%, também superior à taxa de referência de 9,18%.
“O encerramento de 2025 confirma a assertividade das estratégias de alocação adotadas pela Eletros. Para o próximo período, a fundação seguirá focada em disciplina, diversificação e visão de longo prazo, com o compromisso de preservar e ampliar o patrimônio previdenciário de seus participantes”, afirma nota da entidade.
Previnorte trabalha para redução de custos – A Previnorte está avançando na busca por mais eficiência, redução de custos e melhoria de retorno dos investimentos dos planos de benefícios. Em 2025, a equipe de investimentos conduziu uma revisão detalhada das estruturas utilizadas, renegociou taxas com gestores e reposicionou parte das alocações.
Entre as medidas implementadas, a reavaliação de contratos e a retirada de serviços externos que não eram mais necessários geraram economia significativa. Além disso, a atuação junto aos gestores resultou em redução nas taxas de administração em diferentes mandatos. Já a compra direta de títulos públicos e uso de estruturas mais adequadas para o segmento de renda fixa reduziu despesas e a volatilidade nos resultados dos planos.
“Essas iniciativas estão produzindo efeitos concretos. Em 2025, a economia estimada alcançou aproximadamente R$ 2,8 milhões. Para 2026, considerando ações já implementadas e novas negociações em andamento, o impacto projetado supera R$ 6,3 milhões em redução de custos. Os valores economizados permanecem nos planos de benefícios, contribuindo com a performance das carteiras e valorização das cotas”, explica comunicado da entidade.
Petros lança videocast sobre políticas de investimentos – As políticas de investimentos da Petros para o período de 2026 a 2030, que orientam as estratégias de gestão dos recursos dos planos de benefícios, já estão disponíveis para consulta. Para detalhar as informações, a entidade preparou um videocast com o Diretor-Presidente, Marcelo Farinha, e o Diretor de Investimentos, Gustavo Gazaneo.
Na conversa, os executivos explicam que as estratégias estão alinhadas ao perfil de risco e às necessidades de cada plano, buscando retornos consistentes. Também são apresentados os principais avanços da gestão ao longo do ano passado e os projetos e desafios para 2026.
Fonte: Abrapp em Foco, em 20.01.2026