Em live realizada nesta quinta-feira, gestores citaram os mecanismos robustos de governança e as ações implementadas no ano

A Funpresp alcançou, em 2025, rentabilidade consolidada de 13,93% no ano, superando o objetivo de desempenho da Fundação, que é IPCA + 4% ao ano. O resultado reforça a solidez da estratégia de alocação de ativos e o compromisso da entidade com a preservação e o crescimento do patrimônio dos participantes. Os dados foram apresentados em uma live, que contou com a presença do diretor-presidente, Cícero Dias, e do diretor de investimentos, Fabiano Santos.
O desempenho reflete uma estratégia baseada em diversificação e gestão técnica, estruturada em duas frentes: a carteira Preservação, com perfil mais conservador, e a carteira Performance, voltada a ativos com maior potencial de retorno no longo prazo. Segundo a Fundação, essa combinação permite mitigar riscos, reduzir volatilidade e ampliar as chances de superar a meta atuarial ao longo do tempo.
O diretor de Investimentos da Fundação, Fabiano Santos enfatizou que a busca pelo objetivo (IPCA + 4% a.a) no longo prazo exige ir além das aplicações em títulos públicos, sendo a diversificação o mecanismo essencial para superar a meta. Ao citar os diferentes perfis de investimento, Fabiano explicou que a Funpresp mitiga a volatilidade e busca a proteção do poder de compra do participante.
A governança de investimentos também foi apontada como um dos pilares do bom desempenho. A Funpresp adota camadas decisórias independentes e segregadas, assegurando decisões técnicas, rastreáveis e livres de conflitos de interesse. Esse modelo fortalece a credibilidade da Fundação e sustenta uma estratégia focada no longo prazo.
Além da performance nos investimentos, a Funpresp encerrou o ano de 2025 consolidando sua robustez institucional com a marca de 127 mil participantes e um patrimônio de R$ 14,9 bilhões, hoje R$ 15 bilhões. O ano foi marcado ainda pelo fortalecimento da governança, com a realização das Eleições Funpresp para renovação de Conselhos e Comitês, órgãos colegiados da entidade, e ainda pelo reconhecimento da sua gestão, com a conquista dos Selos de Governança Corporativa e de Investimentos (da Abrapp) e também de melhor lugar para trabalhar, o Selo GPTW.
Na área de investimentos, a competência técnica da equipe também ganhou destaque externo, sendo mencionada cinco vezes pelo Ranking Top 5 da Focus do Banco Central e o 7º lugar no Prêmio Broadcast Projeções 2025. A Fundação entregou ainda benefícios diretos ao participante, como a redução das taxas de empréstimos, a redução do custeio do FCBE (Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários) no plano Legisprev e o reforço na segurança digital com a implementação do MFA (Múltiplo Fator de Autenticação).
Apresentando os principais fatos do ano na Funpresp, Cícero Dias destacou o fortalecimento da governança corporativa e de investimentos da entidade. “A adoção de camadas decisórias independentes e segregadas garantem estabilidade, rastreabilidade e fundamentação técnica em nossas escolhas, especialmente em investimentos. Nosso foco é assegurar que cada decisão seja informada, refletida e totalmente isenta de conflitos de interesse. Embora a Funpresp já seja uma referência em governança no mercado de previdência complementar, mantemos um trabalho contínuo de aprimoramento dos nossos processos”, afirmou Dias.
No link abaixo você assiste à transmissão no canal da Funpresp no YouTube. Acesse e confira.
Fonte: Funpresp, em 29.01.2026.