Novos diretores devem tomar posse após habilitação da Previc
O Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe escolheu, nesta quinta-feira (06/11), Fabiano Soares dos Santos como diretor de Investimentos e Marco Antonio Fragoso de Souza como Diretor de Administração. Os nomes serão agora submetidos à habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador do setor.
Ambos passaram por processo seletivo que incluiu avaliação de currículos, exames de qualificações e experiências, avaliações individuais de competências, sabatinas, entrevistas , testes de conhecimento técnico avançado e avaliações comportamentais. Empresa especializada em seleção de executivos foi contratada exclusivamente para apoio ao processo.
O presidente do Conselho Deliberativo da Funpresp, Bráulio Santiago Cerqueira, enfatizou a excelência do processo de seleção de diretores na Fundação: “Os currículos apresentados foram de nível técnico e gerencial excepcionais, o que nos orgulha e proporciona à Funpresp quadros da mais alta qualidade com diversidade e representatividade. O processo de escolha em si, normatizado, alicerçado em melhores práticas, transparência e rigor, reforça a gestão, focada na excelência da governança corporativa e na gestão de risco, sempre com o olhar voltado para os mais de 123 mil participantes e nossos assistidos”, disse.
Conheça os novos diretores
|
|
Fabiano Soares dos Santos já atuava na Funpresp desde 2021, como gerente de Análise, Planejamento e Pesquisa (GEAPP). É servidor de carreira do Banco Central do Brasil, mestre em Economia pela Columbia University, School of International and Public Affairs em Nova Iorque, e mestre e bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB). Entre 2009 e 2017, foi coordenador-geral de Modelagem Econômica e secretário de Políticas Macroeconômicas substituto, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. “Fico muito feliz com a seleção, sobretudo pela minha representatividade, sendo o primeiro diretor preto da Fundação. Além disso, a experiência adquirida nestes anos à frente da GEAPP na Funpresp trouxe importante conhecimento e, agora, a meta é elevar ainda mais a nossa governança, segurança e consistência dos investimentos, buscando sempre os melhores resultados, gerindo os recursos e reservas em linha com as expectativas dos nossos participantes”, destaca Fabiano. |
|
|
Marco Antonio Fragoso de Souza é atualmente subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação. É graduado em Gestão em Sistemas de Informação, com mestrado em Administração Pública e Governo e especialização em Governança em Tecnologia da Informação. “Possuo larga experiência na gestão pública, principalmente na racionalização de recursos – fazer mais com menos – e na aplicação de tecnologia como forma de gerar uma relação mais dinâmica do estado com a sociedade. Na Funpresp, a meta é atuar na eficiência administrativa, além de renovação tecnológica e modernização dos processos”, enfatiza Marco Fragoso. |
Agora, a Diretoria Executiva da Funpresp está composta por um professor universitário em atuária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o diretor-presidente, Cícero Dias; por uma auditora Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional, a diretora de Seguridade, Regina Dias; pelo servidor de carreira do Banco Central do Brasil, Fabiano Soares, selecionado para a diretoria de Investimentos; e pelo analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Marco Antonio Fragoso de Souza, escolhido para Diretor de Administração. Encerram os seus mandatos Cleiton dos Santos Araújo, como diretor de Administração, e Gilberto Stanzione, como diretor de Investimentos da Funpresp.
Fonte: Funpresp, em 06.11.2025.

