Os fundos de pensão estrangeiros se movimentam para ampliar as alocações no setor de óleo e gás e energia elétrica, mesmo com a queda dos preços derrubando os retornos dos investimentos. De acordo com a Pensions and Investments (P&I), o fundo de pensão dos funcionários públicos de Orange County é um dos que está aderindo esse movimento, com comprometimento de US$ 175 milhões em capital no setor.
O fundo de pensão espera obter entre 25% e 50% de retorno real de seu portfólio com as aplicações em energia. Para o diretor de investimentos do fundo, Girard Miller, 2015 é um ano-chave para investimentos no setor, pois o capital será bem recompensado por operadores eficientes. “Na minha visão, investimentos em ativos de energia nova provavelmente levará a retornos maiores no longo prazo, subindo mais que qualquer outra estratégia em nosso portfólio de retorno real”, disse o executivo em um documento obtido pela P&I.
O fundo de pensão dos professores de Ontário, no Canadá, também aposta no setor e recentemente adquiriu uma empresa de energia, a Heritage Royalty LP por US$ 2,5 bilhões. O fundo é um dos que mais adquiriu participações em empresas de energia no primeiro trimestre, segundo análise da publicação americana. Além disso, no final de 2014, o fundo possuía 3% de seu portfólio de private equity investido em energia e 1% de seu portfólio de ativos reais em óleo e gás.
Fonte: Investidor Institucional, em 27.07.2015.