A eleição de Donald Trump como presidente dos EUA pode prejudicar os investimentos dos fundos de pensão de milhões de britânicos, advertiram especialistas, enquanto as empresas estão esperando - prendendo o fôlego - qual será o próximo movimento do candidato agora eleito, registra o portal Eastern Daily Press.
Durante a campanha eleitoral, Trump repetidamente ameaçou romper acordos comerciais existentes, no interesse de proteger os empregos existentes nos EUA de concorrentes estrangeiros.
Mas se o preço desse protecionismo for um crescimento global mais lento, é provável que os poupadores do Reino Unido vejam o impacto em seus fundos de aposentadoria, disse Richard Ross, de Chadwick, consultor financeiro com sede em Norwich.
Ele disse que as políticas republicanas de curto prazo, como a redução dos impostos e o aumento dos gastos com infraestrutura, devem proporcionar um "impulso de curto prazo", mas as perspectivas para o médio e longo prazo são mais sombrias.
"A maioria das pessoas que poupa em fundos de pensão têm um horizonte de investimento de 30 a 40 anos", disse ele.
"E o efeito global da Brexit e da Trump é que provavelmente veremos um menor crescimento geral e as negociações se tornarão mais difíceis. E essas fricções significarão menos dinheiro para pensionistas nos próximos 20 a 30 anos ", disse ele.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 11.11.2016.