Entrevista com Regidia Alvina Frantz - Diretora-Superintendente da PREVISC
Diário dos Fundos de Pensão - A PREVISC inovou. O que explica ter a sua entidade criado um plano voltado à indústria?
Regidia Alvina Frantz - A PREVISC atua desde 1987 na gestão de planos patrocinados de previdência complementar, tendo sido criada pela própria Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Ao longo destes anos, percebemos que a implantação de um plano patrocinado é um processo mais moroso e, em alguns casos, inviável para as pequenas empresas. Diante deste cenário, estudamos a possibilidade de um plano instituído para atender o universo da indústria catarinense, independente do porte. Com o plano INDÚSTRIAPREV nós queremos ampliar a nossa atuação no setor e proporcionar aos trabalhadores da indústria uma cobertura previdenciária muito maior e com mais vantagens. O INDÚSTRIAPREV é competitivo, oferecemos agilidade no processo de adesão e portabilidade, além da flexibilidade de ser aderido tanto de forma corporativa quanto individual.
Diário - Quais são os maiores desafios daqui para a frente ?
Regidia - Um plano de previdência complementar é um diferencial para as corporações, além de ser um excelente mecanismo de retenção de talentos. Com o INDÚSTRIAPREV, nós oferecemos um plano flexível para o segmento, onde é possível a personalização, na qual a indústria tem um plano corporativo com a opção de aporte do empregador ou como um benefício individual para seus colaboradores. A expertise da PREVISC como consultora em previdência, nos permite criar planos adequados ao perfil corporativo, o que para as empresas é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, pois melhora o clima organizacional e assiduidade, além de reduzir a rotatividade de seus talentos no quadro de colaboradores. Além disso, atuamos com palestras e ações de educação financeira e previdenciária entre os trabalhadores das indústrias para sensibilizar sobre a importância do planejamento para a aposentadoria. Com tudo isso, conseguimos proporcionar um retorno interessante para as indústrias que já têm plano previdenciário e querem portar para o INDÚSTRIAPREV.
Diário - Como se deve ver os objetivos do INDÚSTRIAPREV enquanto fundo setorial?
Regidia - Uma boa parte das grandes indústrias catarinenses possuem plano de previdência complementar, porém este cenário é diferente para as médias e principalmente para as pequenas empresas. Nosso objetivo com o INDÚSTRIAPREV é criar um plano de previdência que possa abranger os trabalhadores da indústria independente do porte. Beneficiar os industriários é uma necessidade do segmento, que possui cerca de 50 mil indústrias, gera mais de 800 mil postos de trabalho e congrega 141 sindicatos em Santa Catarina. Com tamanha expectativa de atuação, nosso principal objetivo é tornar o INDÚSTRIAPREV o plano de previdência dos trabalhadores da indústria catarinense. Uma das inovações que o plano traz é a vantagem do participante transitar por diferentes indústrias sem a necessidade da portabilidade do plano. Isso consolida ainda mais o reconhecimento do INDÚSTRIAPREV como plano da indústria catarinense.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 04.03.2016.