Está sendo realizado, entre os dias 22 e 24 de outubro, o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, promovido pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, em São Paulo. O evento, que é referência no mercado de previdência, contou com a participação da Libertas em sua programação, no “Espaço Boas Práticas”.
O case apresentado pela Diretora-Presidente, Alessandra Rocha, e pela Diretora de Seguridade Social, Claudia Lima, foi “Recalculando a Rota: o caminho para um futuro mais seguro”. A apresentação contemplou o Libertas com Você, programa de visitas presenciais da Fundação nas patrocinadoras, voltado para a promoção dos planos previdenciários, com propósito de estreitar o relacionamento com os participantes. Como parte deste programa, é realizada anualmente a campanha Recalculando a Rota, direcionada aos participantes dos planos de Contribuição Definida (CD), durante o período de alteração do percentual de contribuição. Seu objetivo é estimular a reflexão sobre a qualidade de vida no futuro e reavaliar o percentual de contribuição. Durante a apresentação, as diretoras mostraram as campanhas realizadas nos últimos anos, bem como seus registros e resultados.
“A Libertas foi uma das selecionadas entre centenas de entidades no Brasil para apresentar um case e isso é motivo de muito orgulho para nós. É uma oportunidade de fortalecermos a nossa imagem e mostrarmos um pouco do nosso trabalho, que gera valor tanto para a Fundação, quanto para seus participantes”, compartilha a presidente da Libertas, Alessandra Rocha.
Nesta edição de 2025, a chamada principal do Congresso foi “Previdência de Impacto: Inclusão e Proteção Social” e abordou assuntos como políticas públicas para universalização da previdência privada, envelhecimento ativo e o mercado da longevidade, entre outros. Sobre os temas, Claudia Lima, diretora de Seguridade Social da Libertas, disse: “são assuntos importantíssimos e que devem ser abordados, falados e refletidos. A expectativa de vida das pessoas tem crescido e envelhecer bem, com saúde e com segurança financeira é um direito de todos, mas que poucos têm acesso.” E complementa: “Cuidar do futuro é um compromisso que começa com inclusão e responsabilidade. Na Fundação Libertas, cada passo é pensado para garantir um amanhã mais seguro e tranquilo.”
Confira alguns registros da participação da Libertas no 46º CBPP:

Fonte: Fundação Libertas, em 23.10.2025.