A tendência de multiplicação e crescimento de planos oferecidos a familiares de participantes continua em franca expansão em 2018 no sistema de Previdência Complementar Fechado. Um dos exemplos de destaque são os planos "Família Previdência", administrados pela Fundação CEEE, que conseguiram mais que dobrar o número de participantes em 2018.
“O lançamento da marca Família Previdência no mercado é fruto do reposicionamento de nossa entidade como um todo. Promovemos a reformulação de nossas ações nas mídias sociais e do nosso site, entre outras mudanças”, explica o Diretor Presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira. Além disso, foi estruturada uma nova gerência comercial e de marketing que ficou encarregada de executar uma campanha de difusão para conseguir novos participantes a partir do início de março deste ano.
O resultado é que o número de cerca de 500 participantes, que faziam parte dos planos em dezembro de 2017, saltou para 1121 até 15 de julho deste ano – com reservas de R$ 7 milhões. E o número deve continuar crescendo, pois a entidade conseguiu a adesão de três novos instituidores em 2018, a Tchê Previdência, Sintec, Seprorgs, e continua prospectando outras associações. Junto com a instituidora original, a AFCEEE (Associação dos Funcionários da Fundação CEEE), os quatro instituidores possuem público potencial de 30 mil pessoas para aderir ao plano.
A Fundação CEEE está em negociações avançadas para a adesão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) do Rio Grande do Sul. O acordo está em fase de aprovação e caso concretizado, representa a abertura de público potencial de 1000 associados, entre empresas e pessoas físicas.
Renovação – Mais que um novo produto, a marca Família Previdência representa o carro-chefe para a renovação do público de participantes para a entidade. Nas duas categorias, instituído ou patrocinado, os planos são voltados para a adesão de familiares e representam a porta de entrada para o crescimento e revitalização da fundação. No total, a entidade conta atualmente com 12 planos que acumulam investimentos de R$ 6,4 bilhões e cerca de 16 mil participantes, entre ativos e assistidos.
“Queremos abrir a possibilidade de migração dos planos antigos para o Família Previdência com o objetivo de obter maior ganho de escala”, revela o Diretor Presidente. Além disso, a marca possui também a opção de plano patrocinado, que já conta com uma adesão, da indústria Inpel. “Daqui alguns anos, o Família Previdência será nosso maior plano. Temos a meta de realizar a adesão de 1300 participantes por ano”.
O sistema Abrapp, Sindapp e ICSS tem defendido a aprovação de regras para a criação de Fundos Setoriais com adesão de familiares de participantes até 3º grau de parentesco. A proposta se encontra sob análise dos órgãos reguladores do sistema. Se aprovada a proposta, será possível criar um Fundo Setorial para oferecer planos para familiares para todas as entidades, sobretudo para aquelas que não possuem escala para administrar planos próprios.
Fonte: Acontece Abrapp, em 19.07.2018.