Time de atendimento da Fundação recebeu colegas no CE, no DF, PE e SP
![]()
O FUNCEF + Perto de Você foi responsável pelo atendimento de 2,5 mil colegas em eventos realizados em Fortaleza, Brasília, Recife e São Paulo. Até o final do ano, o time de relacionamento estará presente no Simpósio da Fenacef, em Salvador (BA), no Jogos 50+ da Fenae, em São Luís (MA) e demais eventos em parceria com a patrocinadora e entidades representativas.
Os participantes procuraram a Fundação para saber o melhor caminho para um bom benefício no futuro e uma aposentadoria tranquila, por meio da Consultoria Previdenciária, para esclarecer dúvidas sobre linhas de empréstimo do CredPlan e prova de vida, além de realizar atualização de cadastro.
O Encontro de Corais da Fenacef (Fenacanto), realizado em Recife entre os dias 18 e 21 de agosto, foi o recordista de atendimentos no período. No evento,1.051 colegas conversaram com a equipe da FUNCEF sobre assuntos de interesse dos participantes.
O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), ocorrido nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo, proporcionou o atendimento de 883 colegas. Eles foram ao estande da FUNCEF para se atualizar sobre a situação dos planos e conhecer um pouco mais as vantagens de ser participante, como o acesso a linhas de crédito com as melhores taxas do mercado e a proteção oferecida pelos benefícios de risco.
São Paulo também foi o palco do Encontro Nacional dos Avaliadores de Penhor da CAIXA e de mais uma integração com os novos concursados do banco. Na capital paulista e em Brasília (DF), 168 colegas foram apresentados ao Novo Plano.
O time da FUNCEF destacou, entre outras vantagens, o que é a paridade contributiva, quando a CAIXA coloca R$ 1 real a cada R$ 1 real depositado pelo participante até o limite de 12% do salário de participação.
“Não há investimento no mundo que supere essa vantagem da nossa FUNCEF”, destaca Ricardo Pontes, presidente da Fundação.
O diretor de Benefícios, Jair Ferreira, lembra que a Fundação participa dos eventos a convite das entidades, mantendo-se perto dos participantes.
“Essa proximidade é muito boa para que possamos ouvir os nossos colegas e melhorar a nossa FUNCEF”, diz Ferreira.
Em Fortaleza, a Fundação esteve presente nos Jogos Regionais do Nordeste da Fenae. Entre os dias 14 e 18 de agosto, recebeu 314 colegas. A exemplo do que foi realizado nos outros eventos do mês, o planejamento previdenciário esteve na pauta dos atendimentos.
Fique atento ao calendário de eventos na sua cidade e visite o estande da Fundação. Estaremos lá para ouvir e atender você.
FUNCEF inicia campanha de atualização de dependentes
Manter os dados atualizados garante o pagamento de benefício aos familiares cadastrados no Plano de Benefícios

A FUNCEF inicia, nesta semana, a campanha de atualização de dependentes dos participantes dos planos de previdência complementar. O chamado para revisão de dados será enviado pelo e-mail
Neste mês de setembro, as mensagens, assinadas pela Diretoria de Benefícios, estão sendo enviadas aos empregados ativos da CAIXA que não possuem dependentes indicados nos planos de benefícios, bem como os casados que ainda não incluíram o cônjuge ou companheiro. Já em outubro, será a vez dos participantes, que já realizaram a indicação de dependentes em algum momento, receberem uma mensagem com a relação dos dados cadastrais, para revisão. Em novembro realizaremos a ação com os aposentados.
O e-mail enviado ao participante esclarece as classes de dependentes elegíveis, conforme as regras do(s) plano(s).
Depois de checar seus dados no Autoatendimento, se estiverem corretos, não é necessário realizar nenhuma ação. Caso contrário, é só atualizar as informações.
Por que atualizar?
A regra é clara: a FUNCEF só pode conceder pensão por morte aos dependentes indicados pelo titular dos planos REB e Novo Plano. Sem essa informação, a Fundação não poderá pagar o benefício aos filhos, cônjuge/companheiro, pais e irmãos.
Todo participante da FUNCEF, antes de aposentar, pode indicar também beneficiários designados para receber o resgate em caso de morte e não tiver nenhum dependente para recebimento de pensão, conforme previsto no plano.
O beneficiário designado pode ser qualquer pessoa, independentemente de possuir vínculo familiar com o participante.
Filhos podem ser beneficiários designados?
Essa é uma dúvida comum nos canais de relacionamento da FUNCEF. Sim, os filhos podem ser dependentes para fins de pensão e beneficiários designados. Esse cadastro é importante para destinar o direito ao resgate caso o óbito do participante ocorra após o filho ter atingido a idade limite para a pensão – 21 anos para o REB e 24 anos para o Novo Plano.
É importante lembrar que essa regra só se aplica a participantes não aposentados. Após a aposentadoria, valerá o que o regulamento determina para a pensão por morte.
Quando devo atualizar?
Sempre que houver qualquer alteração em sua estrutura familiar.
Se você se casar, por exemplo, é importante atualizar o cônjuge/companheiro.
Se tiver mais um filho, protege o herdeiro com a devida indicação dos dados no Autoatendimento.
Endereço, telefone e e-mail
É fundamental, também, manter o telefone, e-mail e endereço atualizados. É por meio deles que a Fundação entrará em contato com a família do participante para fornecer as informações necessárias ao andamento do pedido de benefício em caso de morte.
Dúvidas
Basta ligar para o telefone 0800 706 9000 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp oficial da FUNCEF no número (61) 2193-1050. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.
Fonte: Funcef, em 11.09.2025.