Em setembro de 2025, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que integram o Fórum de Equidade e Diversidade realizaram uma série de iniciativas em apoio à campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Confira as ações promovidas:
Eletros – A fundação divulgou um folder digital sobre respiração e busca de ajuda, promoveu uma pesquisa interna sobre saúde mental, distribuiu brindes e realizou uma palestra online sobre o tema.
Petros – A fundação destacou a mensagem do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o lema “conversar pode mudar vidas”. Além disso, compartilhou o canal de atendimento do CVV e dicas para identificar sinais de alerta.
Previ – A entidade realizou a palestra “Saúde é Cultura”, com Cintia Santin, do Great Place Mental Health, que contou com a participação de 50% dos funcionários. Também publicou matéria interna com o tema “O cuidado com a vida é coletivo”.
Economus – O instituto lançou, em parceria com a plataforma Zenklub, um benefício que inclui conteúdos sobre saúde mental e duas sessões de terapia por mês.
Serpros – A entidade realizou palestra em parceria com a Amil, conduzida pela enfermeira Danielle Paradela, abordando saúde mental, valorização da vida, sinais de alerta e hábitos de bem-estar. O Serpros também divulgou estatísticas sobre suicídios no Brasil e canais de ajuda profissional, além de ressaltar a importância de reconhecer sinais de riscos.
Fundação Sanepar – A entidade instalou caixas com cartões de desabafos e mensagens positivas nos elevadores, distribuiu marcadores de página com contatos de apoio e promoveu publicações sobre o tema em suas redes sociais.
Refer – A fundação realizou a palestra online “Setembro Amarelo: A Vida é o Caminho!”, ministrada pelo psicólogo Sebastião Carlos Ferreira. Também distribuiu panfletos sobre prevenção ao burnout.
Real Grandeza – A fundação organizou palestra em sua sede, com transmissão para regionais e colaboradores em home office, conduzida por Ricardo Patitucci, psiquiatra forense e Diretor Técnico da ViV Saúde Mental. Também foram distribuídos brindes e laços amarelos como símbolo da campanha.
Fachesf – A entidade promoveu a divulgação da campanha em suas redes sociais e realizou palestra presencial para colaboradores com o tema “Entre silêncios e vozes: o valor da vida e do autocuidado”, ministrada pela psicóloga Sandra Moura.
Postalis – A entidade desenvolveu uma campanha integrada ao longo de quatro semanas, cada uma com um foco específico, reforçando mensagens-chave como a importância da escuta ativa, a valorização das relações humanas e a divulgação de canais de ajuda. As ações incluíram e-mails semanais, posts em redes sociais e mural digital interno.
Funepp – A fundação publicou em seu site o artigo “Viver é a melhor escolha”, acompanhado de banner na página inicial. Também divulgou conteúdos sobre saúde em sentido amplo e informações sobre canais de apoio.
Fonte: Abrapp em Foco, em 01.10.2025.