Por Bruna Chieco

Durante todo o mês de outubro, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) integrantes do Fórum de Equidade e Diversidade da Abrapp promoveram uma ampla gama de iniciativas voltadas à prevenção do câncer de mama, alcançando colaboradores, participantes e suas famílias.
Confira abaixo cada uma das iniciativas:
Petros
Além de promover palestra com oncologista sobre prevenção, a Petros implementou campanha de isenção de coparticipação nos exames preventivos – aberta tanto para mulheres quanto homens – e instalou adesivos nos banheiros com orientações sobre o autoexame. A comunicação foi reforçada ao longo de todo o mês por meio de descansos de tela e conteúdos temáticos.

Funcef
A Funcef reuniu cerca de 180 pessoas em duas ações complementares: uma palestra com o Dr. Celson Caret sobre prevenção e autocuidado, e um podcast com o Dr. Rodrigo Pepe, acompanhado de vídeo inspirador com colaboradoras que venceram o câncer de mama. A abordagem trouxe à tona não apenas aspectos clínicos, mas também o lado humano da luta contra a doença.

Vivest
A palestra online com o Dr. Rodrigo Martins Pescuma, especialista em Ginecologia e Mastologia, promovida pela Vivest, destacou não só os aspectos técnicos do diagnóstico precoce, mas também a importância do acolhimento emocional e da rede de apoio no enfrentamento da doença.

Fachesf
A Fachesf promoveu encontro exclusivo para mulheres com fisioterapeuta especialista em saúde pélvica e osteopata, abordando desde o autoexame até questões como incontinência urinária e saúde sexual feminina.

Eletros
Em uma roda de conversa aberta a todos os empregados, conduzida pelo grupo de trabalho de engajamento, a Eletros promoveu uma ação com foco no autocuidado físico e emocional. A ação foi precedida por um gesto simbólico: a distribuição de tags temáticas acompanhadas de bombons, criando um ambiente acolhedor para a sensibilização.
Refer
A Refer optou por abordar mitos e verdades relacionados à saúde, desmistificando informações equivocadas que ainda circulam sobre o câncer de mama.

Postalis
O Postalis estruturou uma campanha conjunta entre o Grupo de Afinidades de Mulheres e a Gerência de Gente e Gestão, dividida em cinco semanas temáticas, cada uma com mensagem específica: da importância da prevenção ao combate a mitos, passando pela ideia de que “autocuidado é para todos”. A estratégia multicanal incluiu e-mail marketing, redes sociais e mural digital interno, garantindo capilaridade na comunicação.

Serpros
A Serpros realizou ação interna de conscientização em parceria com sua consultoria de saúde e medicina ocupacional, divulgando informações sobre fatores de risco, exames preventivos e hábitos saudáveis. A entidade também incorporou a cor rosa à sua identidade visual e promoveu mensagens nas redes sociais, reforçando o autocuidado e a importância do diagnóstico precoce.
Infraprev
Investindo em comunicação digital com publicações em site institucional e redes sociais, a campanha do Infraprev teve o mote “Prevenir é o melhor caminho para combater a doença”. Internamente, a fundação distribuiu comunicados com o laço representativo da campanha, ampliando o alcance da mensagem entre colaboradores.

Previndus
A Previndus focou em ação interna de conscientização, compartilhando informações essenciais sobre os principais sinais da doença, a importância da prevenção e do autoexame, e o valor do diagnóstico precoce. A fundação ressaltou que “informação e cuidado salvam vidas”.

Fundação Sanepar
A iniciativa da Fundação Sanepar mesclou diferentes formatos: distribuição de panfletos informativos, palestra com oncologista e visita da capivara (mascote da entidade), além de incentivar a realização de exames sem coparticipação, facilitando o acesso à prevenção.

Real Grandeza
Em um evento presencial em seu Centro de Convivência, em Copacabana, a Real Grandeza reuniu a comunidade da fundação em torno do tema.

As ações do Fórum de Equidade e Diversidade da Abrapp reforçam o compromisso do setor com a promoção da saúde, a valorização das mulheres e a sensibilização contínua sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Fonte: Abrapp em Foco, em 30.10.2025.