A Forluz decidiu aderir ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos. O documento visa incentivar o aperfeiçoamento das atividades de governança de investimentos, mitigar os riscos existentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da previdência complementar fechada do País.
O Código foi elaborado por uma comissão formada por dirigentes da Abrapp, do Sindapp e do ICSS, com acompanhamento de consultores experientes e após avaliação de experiências semelhantes em outros segmentos. Em vídeo divulgado pela Abrapp, o coordenador do grupo, José Luiz Rauen afirma que a proposta da autorregulação demonstra a maturidade do sistema. Segundo ele, o Código estabelece princípios éticos no que diz respeito à transparência das informações e à relação fiduciária das entidades.
A adesão ao Código é voluntária. Em uma segunda fase, a entidade poderá se submeter ao processo de auditoria para a obtenção do selo. Este selo será uma das formas de verificação de que o fundo de pensão cumpre as determinações indicadas pelo documento. Existe um conselho composto por representantes da Abrapp, Sindapp, ICSS e entidades do mercado que estabelece as regras e acompanha a operação do Código.
Fonte: Forluz, em 06.06.2017.