Diretor-presidente da ANS aborda desafios da saúde suplementar e reforça a importância de transparência e regras equilibradas para o setor

O jornal Folha de S.Paulo publicou, nas edições impressa (em 5/12) e online (4/12), artigo do diretor-presidente da ANS, Wadih Damous. No texto, Damous afirma que a saúde suplementar vive um momento decisivo no Brasil. Ele aborda diversas questões que precisam ser revistas no setor, como cancelamentos unilaterais, reajustes, transparência, dentre outros assuntos.
“À frente da ANS, tenho afirmado que a regulação não pode ser capturada por apenas uma das partes. Equilíbrio econômico-financeiro é necessário, mas ele deve valer tanto para as operadoras quanto para os consumidores. Uma regulação que leve em conta essa questão é o único caminho capaz de devolver confiança ao setor e garantir os direitos dos consumidores. (...) A ANS só cumprirá seu papel se combinar regras claras, fiscalização efetiva e compromisso com a proteção do usuário, preservando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Não se trata de hostilizar as operadoras, mas de convocar todos os atores da saúde suplementar a um pacto de responsabilidade”, escreveu.
Clique aqui e leia o artigo completo.
Fonte: ANS, em 05.12.2025.