
A Diretoria do IBA realizou na última quinta-feira, dia 7 de dezembro, o seu evento de fechamento de ano. Na oportunidade o economista Cláudio Frischtak apresentou palestra sobre a questão dos juros no país e prestou homenagem à Comissão Avaliadora do Prêmio que leva o nome do irmão (Ricardo Frischtak). O fechamento da noite, que lotou o auditório da Capemisa, em Botafogo (RJ), culminou com o lançamento da primeira edição da Revista Brasileira de Atuária
A presidente em exercício do IBA, Luciana Bastos (foto), abriu a cerimônia fazendo um breve balanço das atividades realizadas ao longo do ano de 2017. Durante o período, implementou-se a Comunicação do Instituto, para atender um pleito dos associados que inquiriam o Instituto nesta área; a Diretoria procurou investir na reorganização administrativa do IBA; houve um reforço na posição institucional com algumas ações de posicionamento como a referência na atuária, bem como foi dada continuidade às atividades regimentais promovendo pontos de interesse para a atuária em geral.
Uma cerimônia que reverenciou a memória da diretora Daniela Resende Furtado de Mendonça, que faleceu em julho passado. Em nome do IBA, a também diretora Natasha Leal Ayres entregou uma doação do Instituto à mãe da homenageada, Eliane Rezende Furtado de Mendonça. Os recursos foram destinados à “Fundação Dé Mendonça” que visa prestar apoio às vítimas do Lúpus.
Revista Brasileira de Atuária
No ano passado, o IBA instituiu o Prêmio Ricardo Frischtak. Ao mesmo tempo em que estimulava a produção científica, homenageava a memória de uma das referências nas Ciências Atuariais, tendo exercido posições de destaque na IAA, bem como contribuiu na formação de novos colegas, já que lecionou por muitos anos na UFRJ.
Como homenagem a este grande nome da atuária, o IBA prestou reverência ao economista e irmão do homenageado, Claudio Frischtak, para que entregasse as placas de homenagem à Comissão Avaliadora da premiação de 2017, composta por Fernanda Chaves, José Antônio Lumertz, José Roberto dos Santos Montello, Narcisa Santos e Natalie Haanwinckel Hurtado, já que nenhum candidato obteve a pontuação necessária.
O próprio Cláudio Frischtak foi a atração seguinte do evento, quando ministrou uma palestra abordando a questão dos juros no Brasil. De forma clara e direta, ele avaliou o quadro da economia do país e as influências das políticas internacionais sobre a realidade brasileira.
Um dos pontos altos da noite foi o lançamento da Revista Brasileira de Atuária, a primeira iniciativa do IBA no campo editorial. O veículo concretiza os preceitos do Instituto, que é propagar a pesquisa e ser fomentador das ciências atuariais. Além disso, atende a demanda da classe por informação. O informativo atende a um pleito antigo já que uma publicação anterior teve vida curta na metade do século passado, ainda no Governo Getúlio Vargas.
O evento foi encerrado com um sorteio de duas cortesias para os atuários presentes. Um voucher com inscrição gratuita para o próximo Congresso Brasileiro de Atuária, que será realizado no segundo semestre de 2018. E um cupom que garante ao agraciado a participação, sem custo, em um dos vários cursos que o IBA ministrará no ano que vem.
Veja outros momentos do evento
Fonte: IBA, em 11.12.2017.