Termina hoje, em Belo Horizonte, o VI ENCONT, dos contabilistas, que somado ao 10º ENAPC, dos advogados, de duas semanas atrás, representou uma audiência apenas nesses dois eventos de agosto de mais de 600 dirigentes e profissionais de associadas. Um sucesso. Um êxito com boas chances de se repetir na série de setembro, que terá início já na próxima terça-feira, dia 1º, em São Paulo, com o 1º Seminário de Autogestão em Saúde dos Fundos de Pensão, cuja programação e demais informações estão disponíveis em http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/autogestao.htm
Um evento sem dúvida oportuno, considerando os desafios que cercam as 35 entidades que administram planos de saúde na modalidade da autogestão. Os problemas são trazidos especialmente pelos custos e pela longevidade.
De um lado, pesquisas apontam que o índice que mede a subida dos preços médicos deverá alcançar 18,09% em 2015, acima dos 16,12% registrados no ano passado. O resultado é quase duas vezes maior do que a inflação geral do País, projetada em cerca de 9,5% pelo último Boletim Focus, e ganha também da média mundial, estimada em 10,15%.
Por outro lado, está se vivendo mais. Hoje, o Brasil comporta 14,9 milhões de pessoas acima de 65 anos, o que representa 7,4% do total populacional. De acordo com pesquisa do IBGE, em 12 anos, o Brasil será o sexto país com maior número de idosos em todo o mundo, e em 2060 serão 58,4 milhões, o equivalente a 26,7% de toda a população.
Além do aumento da expectativa de vida, que passará dos atuais 75 anos para 81, o contingente populacional atingirá seu ápice em 2042. Tudo isso contribuirá para o aumento do número de pessoas idosas no país e a consequente explosão dos custos da saúde.
Esse evento, tão oportuno e necessário, conta com patrocinadores como (Plus) Apoena Corretora, Axismed Gestão Preventiva de Saúde e Salutis Consultoria de Adm. em Saúde, (Co-Patrocínio) Assistants Consultoria Atuarial e (Apoio) Raeffray Brugioni Advogados.
Mais eventos - Logo em seguida vem o 6º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão, no Rio de Janeiro, um evento que levanta uma temática natural para um sistema que, vocacionado para o longo prazo, preocupa-se em discutir meios e modos de asssegurar a tão indispensável perenidade.
Enfim, a adoção de práticas sustentáveis, no seu conceito mais amplo - envolvendo questões ambientais, sociais, econômico-financeiras e de governança - é vital para garantir tanto a sobrevivência quanto a perenidade das organizações, ainda mais quando destacamos o compromisso de longo prazo que os fundos de pensão possuem na entrega dos benefícios.
O evento será palco do entrega do 1º Prêmio Abrapp de Sustentabilidade e entre os palestrantes teremos a presença de Elodie Feller, Coordenadora da Comissão de Investimentos da UNEP – United Nation Enviroment Pregrammer (Órgão da ONU), com antecipação de resultado de Pesquisa Global sobre Dever Fiduciário que será lançada na semana seguinte, em Londres.
A programação e as demais informações podem ser buscadas em http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/sustentabilidade.htm
Seguem-se outros eventos em setembro:
O 3º Encontro de Educação dos Fundos de Pensão vai acontecer no dia 9 de setembro, no Rio de Janeiro, e maiores informações estão disponíveis em http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/educacao.htm
Já o 3º Encontro Nacional de TI dos Fundos de Pensão vai ocorrer em 15 de setembro, no Rio, e as informações estão em http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/ti.htm
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 26.08.2015.