Com a participação de Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Central, a 5ª Semana de Educação Financeira (ENEF) foi aberta nesta segunda, 14 de maio, com um evento em Brasília, onde também participaram representantes da Comissão de Valores Mobiliários, Susep, Previc e influenciadores digitais. A atividade foi iniciada com apresentação de Fábio Coelho, Diretor Superintendente Substituto da Previc, que neste ano, preside o Conselho Nacional de Educação Financeira (CONEF), responsável pela organização da semana.
“A exemplo de campanhas bem-sucedidas como outubro rosa e novembro azul, a Semana ENEF se consolida no calendário nacional como o ponto de convergência de esforços e iniciativas de educação financeira e previdenciária em todo o país”, disse Fábio Coelho (clique aqui para ler discurso na íntegra). O representante mostrou que na edição do ano passado, a Semana ENEF envolveu 3500 ações que alcançaram cerca de 3 milhões de pessoas no país.
O Presidente do Banco Central elogiou os esforços para a inclusão da educação financeira na base curricular para o ensino do pais. “Gostaria de ressaltar o esforço empreendido pelas diversas entidades aqui presentes para que o tema da educação financeira fizesse parte da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Em dezembro de 2017, o Ministério da Educação homologou o texto da BNCC para o Ensino Fundamental”, disse Goldfajn. Ele explicou ainda que o próximo passo será a inclusão da educação financeira no BNCC para o ensino médio.
O evento contou ainda com um debate com a participação dos influenciadores digitais Nathalia Arcuri, jornalista e fundadora do canal “Me Poupe!”, Thiago Nigro, empreendedor e criador do canal “O Primo Rico” e Márcio Fernandes, autor do livro “Felicidade dá lucro”. "O investidor não é só aquele cara de terno e gravata. O investidor é também o cara de camisa regata e chinelo, é o publicitário, o jornalista, o arquiteto", disse Thiago ao explicar que antes a barreira para se investir era o volume de dinheiro e que agora isso não existe mais porque é possível investir a partir de 100 reais. (clique aqui para assistir evento na íntegra).
Fonte: Acontece Abrapp, em 15.05.2018.