Por Alexandre Sammogini

O Comitê de Ética da Abrapp encerrou 2025 com resultados expressivos e planos ambiciosos para o próximo ano. Conversamos com Mauro Figueira, Coordenador do Comitê, para entender os principais avanços, desafios e perspectivas.
Ele destaca que todo o trabalho tem sido realizado com a participação de todos os membros do Comitê, que são os seguintes: Armando Quintão Bello de Oliveira Júnior (Prevcom-MG), Érika Cassinelli Palma (OABPrev-SP), Fernanda Rinco (CP Prev), Fernando Pimentel (Fundação Atlântico) e Sandro Jacobsen Grando (BB Previdência).
Confira a entrevista completa:
Blog Abrapp em Foco: Como avalia o funcionamento do Comitê de Ética da Abrapp em 2025? Quais os principais avanços?
Mauro Figueira: Foi um ano muito positivo. Consolidamos nossa presença institucional e ampliamos a visibilidade do Código de Condutas Recomendadas. Criamos o ícone de adesão, que já está sendo incorporado por entidades e atingimos 90 entidades signatárias. Além disso, participamos de eventos estratégicos e fortalecemos a cultura ética no sistema Abrapp. Todas as ações foram discutidas e conduzidas por todos os membros do comitê, aos quais agradeço as contribuições e as entregas realizadas ao longo do ano.
Blog: Poderia detalhar as principais iniciativas no ano: adesões ao Código de Condutas, elaboração do Selo, entre outras?
Figueira: As principais ações foram as seguintes:
- Campanha de adesão ao Código, tema central de 2025, que seguirá em 2026.
- Criação do ícone de adesão, apresentado no 46º CBPP e já adotado por entidades.
- Produção de conteúdos: artigos e entrevistas para o Blog Abrapp em Foco e vídeos gravados com membros do Comitê.
- Participação na revisão dos Códigos de Autorregulação, com contribuições aprovadas em Assembleia da Abrapp.
- Interação com o ICSS, trocando experiências.
- Painel no Seminário do Dever Fiduciário, com mais de 1.300 visualizações e excelente avaliação.
- Painel no 46º Congresso da Abrapp, com avaliação muito positiva.
Blog: Quais as principais participações em seminários e eventos? Comente cada uma delas.
Figueira: Gostaria de destacar três momentos. Durante o 46º CBPP realizamos um painel técnico com participação do Diretor da Previc, Sr. Alcinei Rodrigues, e membros do Comitê. O objetivo foi apresentar a importância do Código de Condutas para as EFPC. No Seminário do Dever Fiduciário, nosso painel sobre ética e governança teve mais de 1.400 visualizações. Para finalizar, nos Encontros Regionais da Abrapp, levamos o Código de Condutas para diferentes regiões, reforçando a importância da adesão.
Blog: Quais os principais desafios para o próximo ano?
Figueira: O maior desafio é ampliar o número de entidades signatárias do Código. Vamos intensificar a abordagem direta às entidades não aderentes, produzir materiais de apoio como vídeos e documentos visuais, e integrar nossas ações com outras comissões. Outro ponto é aprofundar temas estratégicos ligados à ética, como diversidade e ética na governança digital responsável.
Blog: Como pretendem enfrentar esses desafios:
Figueira: Em 2026, adotaremos o tema ‘Ética na Prática: integridade que inspira confiança’ como guarda-chuva para todas as iniciativas. Queremos que a ética seja percebida como prática cotidiana nas EFPC. Convido as entidades que ainda não aderiram ao Código de Condutas da Abrapp a conhecerem mais sobre essa iniciativa e se juntarem às 90 organizações que já assumiram esse compromisso público pela integridade. Juntos, fortalecemos a confiança, beneficiamos os participantes e elevamos todo o setor.
Fonte: Abrapp em Foco, em 16.12.2025.