Por Jorge Wahl
Luiz Felipe Pondé, filósofo, escritor e ensaista, Doutor pela USP e Universidade de Paris VIII, e pós-doutorado pelas universidades de Tel-Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha), é quem vai abrir no próximo dia 29, no Rio, o 2º seminário - que se estenderá até o dia 30 - sobre Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento da Confiança, como expositor em um painel dedicado ao tema “Criação de Cultura Ética e de Compliance”. Pondé, colunista do jornal Folha de S. Paulo e debatedor no Jornal da TV Cultura, é um pensador que se destaca na cena cultural brasileira e, por isso mesmo, tem muito a dizer não apenas sobre tal temática em si mesma, mas especialmente quanto a como esta “conversa” com a sociedade brasileira no momento atual, assim correlacionando o conteúdo de seus ensinamentos aos diferentes contextos.
A programação detalhada do seminário do final deste mês, com os temas e seus expositores, está disponível em:
http://www.abrapp.org.br/Eventos/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=43.
O evento traz ainda um primeiro time de conferencistas, profundos conhecedores das temáticas sobre as quais vão expor, como os advogados Adriana de Carvalho Vieira e Flávio Martins Rodrigues, o economista Luiz Calado, a Secretária de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Flávia Piovesan, os dirigentes Ricardo Pena Pinheiro (Funpresp-Exe) e Maria Gurgel (Valia), a advogada Aparecida Pagliarini, o juiz federal Fábio de Souza, o diretor de Políticas da Secretaria de Previdência, Paulo César dos Santos e o presidente do Instituto Hélio Beltrão, João Geraldo Piquet Carneiro. Os trabalhos serão abertos pelos presidentes José Ribeiro Pena Neto (Abrapp) e Nélia Pozzi (Sindapp), pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Fazenda, José Edson da Cunha Júnior e pelo Diretor do Sindapp, Carlos Alberto Pereira.
O evento, realizado em conjunto pelo Sindapp e SPPC e que terá como patrocinadores a Itajubá Investimentos e o escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados, não tem ônus de inscrição e conta pontos para o programa de educação continuada (PEC) do ICSS.
O Diretor do Sindapp, Carlos Alberto Pereira, destaca pelo menos três grandes pontos para motivar a participação de um público expressivo no envento: a oportunidade de atualização dos dirigentes em relação aos esforços e às ações abarcadas pelo sistema, incluindo Abrapp e Sindapp, e a sua interação com o governo, em prol da governança e da ética; a demonstração inequívoca do interesse e da preocupação dos dirigentes em relação a estes temas; e a oportunidade de somar esforços para gerar mudanças efetivas.
Afinal, trata-se naturalmente de um evento dos mais oportunos. É em momentos como o atual que os questionamentos relacionados à ética e governança ganham especialmente força, ainda que façam parte da pauta diária das entidades. Por isso mesmo caminha para tornar-se um sucesso, reunindo um público expressivo e revelador do grau de preocupação de dirigentes e profissionais com essa temática.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 22.11.2016.