Confira a seguir entrevista a Diretora de Desenvolvimento e Investimentos da Quanta Previdência, Denise Maidanchen, que fala sobre a recente adesão ao Código de Autorregulação. A Quanta é o maior fundo instituído do país, com patrimônio de R$ 2,9 bilhões e 55 mil participantes.
Acontece - Comente a importância da adesão da Quanta ao Código de Autorregulação.
Denise - Aderir ao Código significa um compromisso com as boas práticas e foco na gestão responsável das reservas previdenciárias dos participantes. Além disso, conduz para uma uniformização dos requisitos mínimos para a governança de investimentos das entidades fechadas, elevando a qualidade do sistema, aproximando-o das práticas do mercado aberto e elevando o nível de segurança e transparência para com o participante.
Acontece - Quais os pontos fortes da Quanta em termos de governança? Cite algumas iniciativas.
Denise - A Quanta já instituiu melhores práticas na gestão de investimentos há bastante tempo. Todos os processos da entidade estão mapeados e documentados, assim como os riscos aos quais esses processos estão expostos, seus controles, sua tolerância a esses riscos e como atuar. Na estrutura de governança, o comitê de investimentos tem papel bastante atuante, fiscalizador e próximo da gestão. A controladoria dos investimentos é realizada pela própria entidade, seguindo processos semelhantes aos de backoffice das instituições financeiras.
Acontece - Quais os desafios para continuar avançando com a governança?
Denise - O sistema das entidades fechadas tem dois grandes desafios: assegurar as melhores práticas na gestão de investimentos de maneira massiva e abrangente, pois eventos negativos com uma entidade pode trazer reflexos negativos para todo o sistema. O outro grande desafio é o da educação. Ainda temos muito trabalho a fazer para disseminar a cultura previdenciária e despertar a preocupação com o futuro financeiro das pessoas.
Fonte: Acontece Abrapp, em 30.07.2018.