Por Camila Moraes (Previpar)
Teve início nesta quarta-feira (6), em Curitiba, a sétima edição do Encontro de Previdência Complementar da Região Sul. O evento, que se estende até amanhã (8), é promovido pela Associação dos Fundos de Pensão do Paraná (Previpar), contando com apoio da Abrapp.
Já no primeiro dia, cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre dirigentes, conselheiros, técnicos, convidados e profissionais do segmento.
Na abertura, a presidente da Previpar, Claudia Janesko, destacou a importância de todas as edições do evento para o fortalecimento do setor e como oportunidade de troca de experiências entre as entidades.
O primeiro painel contou com a palestra magna do engenheiro e piloto, representante do Brasil no Rally Paris-Dakar, Klever Kolberg. Com o tema ”Jornada Campeã”, ele traçou um paralelo entre os desafios diários da competição e os fundos de pensão, destacando a importância da preparação, do planejamento, do trabalho em equipe e da comunicação.
Em seguida os participantes acompanharam um painel voltado à governança corporativa e o papel dos conselheiros nas entidades de previdência complementar.
Moderado pelo presidente do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), Vitor Paulo Gonçalves, o painel abordou a importância da qualificação dos conselheiros no âmbito da legislação, através da palestra do Diretor de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Marne Dias Alves.
No mesmo painel, a diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff falou sobre a participação das mulheres nos conselhos das EFPCs. Na ocasião, apresentou um programa de incentivo à equidade de gêneros, algo que compõe o plano estratégico da empresa.
Tecnologia e Conectividade - O painel moderado pelo presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, trouxe a abordagem da tecnologia e da conectividade a serviço da gestão nos fundos de pensão.
“É fundamental para nós gestores, de qualquer organização, mas em especial dos fundos de pensão, debater sobre a questão da tecnologia da informação. Aproveito para cumprimentar a organização do evento por ter trazido um tema tão importante para ser discutido, com pessoas tão capacitadas sobre o assunto,” destacou José Ribeiro.
A presidente da Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira (Jusprev), Maria Tereza Uille Gomes explanou sobre a utilização de ferramentas tecnológicas para embasamento de decisões gerenciais, a partir de diagnósticos seguros e precisos.
“As pessoas precisam acreditar na transparência e precisamos dar bons exemplos”, enfatizou Maria Tereza, que apresentou um projeto de “Business Intelligence”, desenvolvido pela Jusprev com o objetivo de incrementar a transparência através de ferramentas de gestão.
Em continuidade ao assunto, o Diretor Superintendente da Fundação Itaipu - BR de Previdência e Assistência Social – Fibra, Silvio Renato Rangel Silveira, tratou dos desafios do mundo conectado para os fundos de pensão, encerrando as palestras do dia.
Lançamento - Finalizando os trabalhos do dia, foi lançado o livro "Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 anos da Legislação Federal", publicado pela Abrapp e coordenado pelo advogado Adacir Reis, do escritório Reis, Torres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia, contando com artigos de especialistas, entre os quais o Superintendente-geral da Abrapp, Devanir Silva e os advogados Maurício Corrêa e Helder Florêncio.
A obra aborda, sob diversos ângulos, a trajetória das entidades fechadas de previdência complementar em seus aspectos demográficos, atuariais, jurídicos e de investimentos.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 07.07.2016.