Por Bruna Chieco
O Conselho de Autorregulação da Abrapp aprovou a concessão de novos Selos de Autorregulação a quatro Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) no final de setembro. A chancela reconhece o compromisso com as melhores práticas de gestão, transparência e responsabilidade na administração dos recursos previdenciários.
A Funpresp-Exe conquistou, pela primeira vez, o Selo em Governança de Investimentos após avaliação baseada no Código de Autorregulação conduzida por uma banca composta por profissionais qualificados. De acordo com o Diretor-Presidente, Cícero Dias, “o selo reflete nosso compromisso em gerir investimentos de forma responsável e gerar reservas adequadas às expectativas dos clientes”, afirmou em comunicado. Em dezembro de 2024, a fundação já havia sido reconhecida com o Selo de Governança Corporativa.
A Prevcom também recebeu pela primeira vez o Selo em Governança de Investimentos, após implementar melhorias significativas em seus processos e estruturas decisórias. Válido até 2028, o selo “reforça o compromisso da Prevcom com a gestão responsável e transparente dos recursos”, destacou Francis Nascimento, Diretora de Investimentos da fundação, em comunicado.
A Previsc foi mais uma entidade contemplada com o Selo em Governança de Investimentos, em sua primeira concessão, após implementar ajustes e aprimoramentos recomendados na etapa de análise. Já a Capef teve renovado o Selo em Governança Corporativa, demonstrando continuidade nas boas práticas e evolução nas recomendações apontadas em avaliações.
As aprovações foram unânimes entre os conselheiros, reforçando o papel da autorregulação como um importante instrumento de fortalecimento da governança, da credibilidade e da confiança no sistema de previdência complementar fechada.
Fonte: Abrapp em Foco, em 10.10.2025.