Por Jorge Wahl
No dia 14 de abril, em São Paulo, a série de Encontros Regionais 2016 terá início com um café da manhã que antecederá a abertura do evento em si e irá reunir dirigentes de associadas, o diretor-superintendente da Previc, José Roberto Ferreira, o diretor da SPPC, Paulo César dos Santos, e os presidentes José Ribeiro Pena Neto (Abrapp), Vitor Paulo Camargo Gonçalves (ICSS) e Nélia Pozzi (Sindapp), no intuito de se aprofundar a agenda de temas em discussão, claramente focada em ações que visam o fomento.
O Encontro na capital paulista vai tratar dos temas que figuram no alto de nossa agenda e reunir as autoridades e lideranças que mais de perto os conhecem e a respeito deles falam com maior conhecimento. Já nesse primeiro evento da série, Paulo César e José Roberto estarão propondo “Ações Concretas para o Fomento da Previdência Complementar Fechada”, em painel no qual o terceiro expositor será o Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto.
Na sequência, o tema “Impacto das Novas Regras de Solvência sob a Ótica da Gestão das EFPCs” será desenvolvido por dois de seus maiores conhecedores, Antônio Fernando Gazzoni, diretor da Mercer, e Sílvio Rangel Silveira, Coordenador da Comissão Ad Hoc de Precificação e Solvência dos Planos. Ambos atuaram desde o início em uma posição sempre propositiva.
O desfile de temas oportunos prosseguirá, no terceiro painel, com uma análise abrangente das “Perspectivas da Economia e da Ação Investidora dos Fundos de Pensão”, para isso contribuindo os especialistas reunidos na Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp, o Superintendente de Produtos e Serviços Qualificados da Cetip, Ricardo Vit e um nome a ser indicado pela BRAM - Bradesco Asset Management.
O evento se encerrará com um quarto painel voltado para “O que Pode Mudar na Governança dos Fundos de Pensão, Após os Recentes Fatos - Caminhos da Autorreguração e Agenda Propositiva”, tema que será desenvolvido por dois profundos conhecedores, Luis Fernando Brum dos Santos, Consultor Jurídico da Abrapp e José Luiz Taborda Rauen, Diretor Executivo do Sindapp.
A série de Encontros Regionais figura assim, com justificado destaque e por mais um ano, na programação de eventos desenhada pela Abrapp, já estando definidas as datas e as cidades em que os eventos irão acontecer:
A programação começará em São Paulo (14/4), seguindo-se Belo Horizonte (19/4), Rio de Janeiro (27/4), Brasília (3/5), Curitiba (6/5) e Natal (8/6), tendo como patrocinadores a BRAM Asset Management, Cetip, BlackRock, Itau, Porto Seguro Investimentos e Santander Asset Management.
Oportunidade - Eventos sempre aguardados com muita expectativa, na medida em que deles as associadas participam todos os anos de uma forma cada vez mais próxima e ativa, os Encontros Regionais são uma oportunidade para expor e explicar as questões que figuram com destaque na agenda atual. Oferecem também a possibilidade de uma ampla prestação de contas e de se construir o futuro de maneira participativa, dessa forma valorizando ainda mais o ambiente associativo.
Como quase sempre acontece, toda a série de Encontros Regionais constitui uma oportunidade e tanto para ouvir de maneira muito próxima as entidades, algo cada vez mais fundamental, na medida até que os desafios crescem e a agenda de temas de nosso sistema torna-se mais complexa.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 29.03.2016.